Governo faz mudanças no Cadastro Único e milhões de pessoas são removidas do Bolsa Família

Com a mudança na administração do país, a nova equipe política vai realizar uma verificação no Cadastro Único. A intenção é retirar indivíduos que possuam dados desatualizados e não atendam mais aos requisitos para receber benefícios sociais. Essa parcela da população precisará atualizar suas informações cadastrais para manter o recebimento do Bolsa Família.

Governo faz mudanças no Bolsa Família em pleno calendário de pagamento
Governo faz mudanças no Cadastro Único e milhões de pessoas são removidas do Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) informou que, entre março e dezembro deste ano, acontecerá a atualização cadastral do Bolsa Família. Durante esse período, será feita a identificação daqueles que não cumprem mais os critérios de renda e acesso ao programa social. Somente em março, cerca de 1,4 milhões de famílias serão desligadas e esse número deve aumentar nos próximos meses.

O ministro do MDS, Wellington Dias, afirmou que foram encontrados indícios de irregularidades em pelo menos 2,5 milhões de beneficiários. Por essa razão, busca-se impedir que eles continuem a receber os valores. Com essa medida, será possível abrir espaço para novos grupos de indivíduos entrarem no programa.

MUDANÇA OBRIGATÓRIA VAI AFETAR TODOS QUE RECEBEM O BOLSA FAMÍLIA E MUITO SERÃO EXCLUÍDOS

Quem precisa atualizar os dados do Bolsa Família?

Todas as famílias do programa precisarão passar por uma atualização cadastral. Porém, nem todos precisam ir agora às unidades do CRAS, devendo aguardar o comunicado solicitando a presença do representante familiar.

Ao comparecer ao CRAS, o cidadão deve informar dados pessoais e de renda da sua família, como fonte de renda e gastos mensais. É importante lembrar que a renda máxima por pessoa é de R$ 218 por mês. Caso a família não cumpra esse critério, ela será automaticamente excluída do programa.

Caso seja convocado e não compareça, o benefício será bloqueado em até dois meses. No entanto, todos os grupos continuam recebendo normalmente até que sejam convocados e comprovem se têm direito ou não ao pagamento. A atualização cadastral é importante para garantir que o Bolsa Família seja concedido apenas a quem realmente necessita do benefício. É recomendado agendar o atendimento assim que possível para evitar o bloqueio do depósito.

Ariel FrançaAriel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.
Sair da versão mobile