INSS paga benefícios de até seis salários mínimos na próxima semana

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga benefícios para cerca de 37 milhões de aposentados, pensionistas e demais beneficiários da Previdência Social. O calendário referente ao mês de março já tem data para começar, deixando os segurados ansiosos pela possibilidade de receber até seis salários mínimos na próxima semana. 

INSS paga benefícios de até seis salários mínimos na próxima semana
INSS paga benefícios de até seis salários mínimos na próxima semana. (Imagem: FDR)

Antes de mais nada, é preciso entender que os valores pagos pelo INSS se baseiam em dois fatores, no salário mínimo, que compõem o primeiro calendário de pagamentos, e no teto da autarquia, que consolida o segundo cronograma de depósitos. Essa divisão foi feita para organizar e otimizar a distribuição dos valores. 

Com o reajuste do salário mínimo em 2023, os segurados que recebem benefícios no valor equivalente ao piso nacional terão acesso à quantia de R$ 1.302 mensalmente. Por outro lado, o teto do INSS foi ajustado em 5,93%, concedendo a esse grupo de segurados o correspondente a até seis salários mínimos, que é R$ 7.507,49. 

A Previdência Social atende cerca de 36 milhões de segurados que recebem recursos variados entre aposentadorias, pensões, auxílios temporários ou permanentes e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

O segurado toma conhecimento sobre o valor do benefício no exato momento em que recebe a carta do INSS informando sobre o deferimento do pedido. Além de informações essenciais sobre a aceitação ou negativa da proposta salarial, o beneficiário recebe todas as instruções referentes ao saque, incluindo o cartão magnético para resgate mensal do benefício. 

APOSENTADORIA 2023: VEJA COMO SIMULAR O VALOR PELO APLICATIVO MEU INSS

Calendário de pagamentos do INSS de fevereiro

Para quem recebe acima do salário mínimo

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile