Suspensão do empréstimo consignado é adotada por novos bancos; veja a lista

Recentemente, diversos bancos decidiriam suspender a oferta do empréstimo consignado para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) após o governo federal reduzir o teto de juros da modalidade. Nesta semana, mais dois bancos aderiram a este movimento e também interromperam o consignado. Saiba quais foram estes bancos.

Suspensão do empréstimo consignado é adotada por novos bancos; veja a lista (Imagem: FDR)
Suspensão do empréstimo consignado é adotada por novos bancos; veja a lista (Imagem: FDR)

O Bradesco e o Santander eram os únicos entre os grandes bancos que seguiram oferecendo o consignado após a decisão de paralisação pelos outros, mas agora seguiram o movimento e pararam também. Através de nota remetida ao InfoMomey, o Bradesco confirmou que pausou as novas contratações, ao passo que o Santander removeu o produto sem falar publicamente sobre o caso.

Este movimento foi seguido até mesmo por bancos públicos como Banco do Brasil e a Caixa, decisão que foi criticada por Carlos Lupi, Ministro da Previdência Social.

Fora o Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa, pelo menos outros cinco bancos também paralisaram o oferecimento do consignado: Itaú Unibanco, Banco Pan, PagBank/PagSeguro, Daycoval e Mercantil do Brasil.

A redução no teto de juros do consignado por proposto por Lupi, no entanto ele não comunicou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e nem o Ministério da Fazenda.

Pronunciamento dos bancos

Na última sexta, 17, Carlos Lupi compartilhou em seu perfil no Twitter uma nota das centrais sindicais que criticava a suspensão do consignado pelos bancos falando em “extorsão e chantagem contra aposentados” e que o governo não deveria ceder “aos interesses dos bancos e do mercado financeiro”.

“As centrais sindicais cobram do governo a utilização do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para garantir as linhas de crédito para os aposentados e pensionistas que precisarem com as novas taxas em vigência”, disse o posicionamento endossado pelo ministro.

O que é o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo em que as parcelas são descontadas todos os meses diretamente do benefício previdenciário. Além dos aposentados e pensionistas do INSS, os trabalhadores com carteira assinada e os servidores públicos também podem pedir o crédito. Nestes casos, o valor das parcelas é desconto da folha de pagamento.

Devido ao baixo risco de inadimplência, os juros cobrados na modalidade são reduzidos. Os aposentados e pensionistas são os que mais buscam este tipo de empréstimo. O valor máximo emprestado depende de quanto eles recebem por mês para que a renda não seja comprometida.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.