Vestibular 2023: Após 13 anos, essa universidade federal volta a realizar provas

Uma das mais tradicionais universidades públicas do Paraná vai retomar a aplicação de provas de seleção. O vestibular 2023 deve abrir inscrições já na próxima semana e vai oferecer mais de 3 mil vagas em cursos de graduação presenciais. Saiba mais sobre essa novidade.

Vestibular 2023: Após 13 anos, essa universidade federal volta a realizar provas
Vestibular 2023: Após 13 anos, essa universidade federal volta a realizar provas (Imagem: FDR)

Na última terça-feira, 14, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) lançou o edital do seu vestibular 2023. O processo seletivo será para ingresso no segundo semestre letivo desse ano e acontecerá após 13 anos utilizando apenas o Sistema de Seleção Unificada como forma de ingresso.

A seleção vai contar com prova de conhecimentos gerais, com 60 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação em língua portuguesa, ambas no dia 4 de junho.

Vestibular 2023 da UFTPR

Ao todo a seleção oferta 3.006 vagas, em 107 cursos de graduação da UTFPR. Desse total, pelo menos metade será destinada ao Programa de Ações Afirmativas.

As cotas atendem aos estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Há reserva de vagas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, pretos, pardos ou indígenas e com deficiência.

As provas serão presenciais nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus: Apucarana; Campo Mourão; Cornélio Procópio; Curitiba; Dois Vizinhos; Francisco Beltrão; Guarapuava; Londrina; Medianeira; Pato Branco; Ponta Grossa; Santa Helena e Toledo.

ENEM 2023: INSCRIÇÃO ONLINE, CALENDÁRIO, HORÁRIO DAS PROVAS, EDITAL, NOTAS E PROVA DIGITAL

Inscrições vestibular UFTPR

As inscrições deverão ser realizadas pela página do vestibularde 27 de março até 9 de maio; com pagamento de taxa no valor de R$ 150. Os pedidos de isenção poderão ser feitos até 12 de abril.

A universidade vai ofertar atendimento especializado para os candidatos que apresentem deficiência ou com necessidades educacionais específicas.

Para eles será oferecida prova ampliada, assistência de ledor/transcritor; uso de computador com leitores de tela; intérprete de libras; leitura labial; acessibilidade e sala com número reduzido de candidatos.

Para estes candidatos e para lactantes, será possível solicitar no ato de inscrição tempo adicional de 60 minutos para a realização das provas.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas na página do vestibular.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile