Calendário do PIS/PASEP será temporariamente suspenso. Saiba quando retornam os pagamentos

Na última quarta-feira, 15, o abono salarial foi destinado a três grupos distintos de trabalhadores. Agora, o calendário do PIS/PASEP será temporariamente suspenso, voltando à ativa somente no mês de abril. 

Calendário do PIS/PASEP será temporariamente suspenso. Saiba quando retornam os pagamentos
Calendário do PIS/PASEP será temporariamente suspenso. Saiba quando retornam os pagamentos. (Imagem: FDR)

Assim como as características e público alvo são distintos, o calendário do PIS/PASEP também possui algumas particularidades. Embora a denominação tenha sido unificada com o decorrer dos anos, o abono salarial é a junção de duas iniciativas com propósitos semelhantes. 

O Programa de Integração Social (PIS) destina um recurso anual aos funcionários de empresas privadas. O pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal (CEF). Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é uma iniciativa gerenciada pelo Banco do Brasil (BB) para os servidores públicos

Desta forma, a Caixa Econômica Federal organiza o calendário do PIS/PASEP com base no mês de aniversário do trabalhador. Em contrapartida, o Banco do Brasil libera os pagamentos seguindo a ordem do dígito final do número de inscrição de cada servidor. 

No dia 15 de março, o calendário do PIS/PASEP contemplou os aniversariantes dos meses de março e abril, bem como os servidores com final da inscrição 0 e 1. Agora, o cronograma fará uma pausa de um mês, sendo retomado no dia 17 de abril. Na ocasião, os beneficiários serão os trabalhadores nascidos nos meses de maio e junho, e os servidores cujo número da inscrição termina em 2 e 3.

Quem recebe o PIS/PASEP em abril?

Para receber o PIS/PASEP, o trabalhador precisa constatar o direito ao abono salarial no ano de referência, neste caso, 2022. Em todo o caso, as regras de elegibilidade não foram alteradas nos últimos anos. Sendo assim, é preciso estar de acordo com os seguintes critérios:

Muitas pessoas se concentram apenas no fato de terem trabalhado por alguns meses durante o ano de referência para o pagamento. Contudo, se esquecem que é preciso ter, pelo menos, cinco anos de carteira assinada, sejam eles consecutivos ou não. Do contrário, o PIS/PASEP não é liberado. 

O trabalhador também deve se atentar ao período padrão de inscrição no PIS/PASEP, que é de cinco anos. Somente após este tempo o trabalhador terá direito de receber o primeiro abono salarial, mesmo que já cumpra todos os outros requisitos.

O QUE FAZER QUANDO O PEDIDO DO PIS/PASEP É NEGADO? VEJA OS MOTIVOS QUE PODEM REPROVAR O PAGAMENTO!

Valor do PIS/PASEP 2023

Confira o cronograma:

Calendário do PIS/PASEP 2023

PIS

PASEP

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile