Atenção: Edital do Encceja 2023 é publicado trazendo novidades

As provas do Encceja 2023 serão aplicadas presencialmente em agosto desse ano em todo o país. Exame é voltado a quem deseja obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio; para participar é necessário ter acima da idade mínima para cada etapa.

Atenção: Edital do Encceja 2023 é publicado trazendo novidades
Atenção: Edital do Encceja 2023 é publicado trazendo novidades (Imagem: FDR)

O  Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é aplicado pelo INEP às pessoas que desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. O edital do Encceja 2023 foi publicado na última quarta-feira e uma das etapas deve ser realizada já no próximo mês.

A participação é gratuita e voluntária; têm acesso a prova aquelas pessoas com mais de 15 anos e que desejam o certificado de conclusão do ensino fundamental ou acima de 18 anos e que desejam o certificado do ensino médio.

Cronograma Encceja 2023

Veja abaixo as datas importantes do processo seletivo:

A justificativa de ausência no Encceja 2022 é obrigatória para aqueles que desejam participar do exame desse ano de forma gratuita, quem não compareceu na última aplicação e não fizer a justificativa terá que pagar a taxa de R$ 40.

ENEM 2023: INSCRIÇÃO ONLINE, CALENDÁRIO, HORÁRIO DAS PROVAS, EDITAL, NOTAS E PROVA DIGITAL

Novidades no Encceja 2023

Para essa edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) o INEP preparou algumas novidades, veja abaixo quais são elas:

Vale lembrar que o certificado obtido através do Encceja é aceito como comprovante de formação em qualwuer processo seletivo.

Mais detalhes sobre essa edição podem ser encontrados no edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile