Programa Desenrola Brasil renegocia as dívidas de milhares de brasileiros; veja como participar

Antes mesmo de assumir a presidência do país, Luís Inácio Lula da Silva (PT) já havia informado que tinha interesse de lançar um programa de renegociação de dívidas. Esse projeto foi chamado de Desenrola Brasil, e segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, serão liberados R$ 10 bilhões, que serão usados para garantir a renegociação de R$ 50 bilhões em dívidas.

Programa Desenrola Brasil renegocia as dívidas de milhares de brasileiros; veja como participar
Programa Desenrola Brasil renegocia as dívidas de milhares de brasileiros; veja como participar (Imagem: FDR)

endividamento das famílias bateu recorde em 2022, com parcela de 77,9% de famílias se declarando endividadas na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Esse foi um gatinho para que o governo atual persistisse na criação do programa Desenrola Brasil. A ideia é que os brasileiros possam se livrar dos débitos que estão em aberto.

Ainda mais considerando que o número de endividados sobe a cada vez mais. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou no início desse mês de março que a taxa de famílias endividadas cresceu 0,3 ponto percentual entre janeiro e fevereiro, chegando a 78,3%.

De acordo com informações vinda do PT (Partido dos Trabalhadores), “O Desenrola Brasil vai ajudar essas famílias permitindo que elas renegociem suas dívidas, deixando-as de um tamanho que não prejudique o orçamento“. A ideia é de que quanto menor a renda do endividado, maior seja o desconto oferecido para o valor total da sua dívida.

Quando o programa Desenrola Brasil será lançado?

Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o governo espera a criação e atualização de um software que vai permitir a negociação por meio do Desenrola Brasil. Como esse programa de acordos das dívidas é inédito, a ideia é que o sistema permita a liberação dos descontos conforme as novas regras.

Inicialmente, 1,5 milhões de pessoas serão alcançadas com a negociação de dívidas em instituições bancárias. A próxima fase do Desenrola deve atingir outros tipos de débitos em aberto, como aqueles em empresas do varejo e do setor público. O que alcançaria outras 5 milhões de pessoas.

Embora todas as pessoas que estejam com CPF negativado possam participar do programa de negociação, a ideia é que o Tesouro Nacional vai dar garantia para as dívidas de cidadãos com até dois salários-mínimos com descontos maiores.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com