Prefeitura de SP lança aplicativo para concorrer com o Uber. Repasse agrada motoristas

Para aqueles que não possuem veículos próprios, já se tornou algo regular a solicitação de corridas por aplicativo para locomoção. Devido a sua popularidade, o aplicativo Uber surge como uma das primeiras opções. Entretanto, a prefeitura de São Paulo está lançando projeto que será adversário de apps deste nicho.

Para a cidade de São Paulo, foi anunciado nesta quinta-feira, 9, que está se iniciando um novo projeto chamado MobizapSP. A novidade vem para servir como competidora para gigantes da categoria, como Uber e 99. No Brasil, por exemplo, a Uber possui 30 milhões de usuários.

Uma das principais diferenças do MobizapSP é em relação a remuneração dos motoristas. O aplicativo não terá taxas conhecidas como “dinâmicas“, bastante conhecida por aumentar o preço das viagens de acordo com a demanda de veículos e passageiros.

Por vezes, este valor dinâmico faz com que o usuário não faça a viagem, devido ao aumento do valor que deveria ser cobrado pela distância. Este cálculo é feito automaticamente pela plataforma, seja ela 99 ou Uber; ou seja, os motoristas não escolhem o preço da viagem nestas plataformas citadas.

E quanto a taxa dos motoristas, será mais vantajoso do que na Uber?

A ideia da prefeitura de São Paulo é fazer com que o motorista receba 89,05% do valor pago na corrida e 10,95% seja a taxa cobrada pela plataforma. Na Uber, para a cidade de São Paulo, os motoristas da plataforma tem, em média, 15% do valor da viagem descontados.

No país, de acordo com a Uber, as taxas que poderão ser descontadas do motorista podem ser a partir de 1% e podem chegar até 40% em seus demais serviços ofertados, como UberX, Uber Comfort e Uber Moto, para citar alguns.

A Uber faz diferença na economia nacional?

Em 2021, a empresa divulgou um relatório de impactos olhando especificamente para o Brasil. De acordo com a empresa, ela gerou R$36 bilhões para a economia do país.

Em nota feita e divulgada pela empresa no ano passado, ela afirmou que, desde que o negócio chegou à São Paulo, em 2014, já contribuiu com mais de R$1 bilhão em taxas e tributos municipais. Só na cidade de São Paulo, a empresa afirma ter gerado R$7 bilhões para a economia municipal.

 

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Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
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