Beneficiário do Bolsa Família deve ficar atento a IMPORTANTE comunicado emitido pelo governo

O Governo Federal emitiu um importante comunicado a respeito do Bolsa Família. Os beneficiários da nova versão do programa que se inicia neste mês de março, serão gradativamente convocados a realizarem a atualização cadastral das informações fornecidas ao sistema do Cadastro Único (CadÚnico).

Beneficiário do Bolsa Família deve ficar atento a IMPORTANTE comunicado emitido pelo governo
Beneficiário do Bolsa Família deve ficar atento a IMPORTANTE comunicado emitido pelo governo. (Imagem: FDR)

A convocação para atualização cadastral ficará na responsabilidade dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), um departamento no âmbito municipal responsável por gerenciar o CadÚnico, a porta de entrada para o Bolsa Família. O contato será feito via ligação ou carta.

Assim que o beneficiário for convocado, ele deve se dirigir à unidade do CRAS onde realizou a inscrição inicial. É preciso levar toda a documentação pessoal de cada membro do grupo familiar para realizar a atualização cadastral. Até que o processo seja concluído, o segurado continua recebendo o Bolsa Família normalmente. 

Para evitar filas e aglomerações, o comparecimento nas agências do CRAS para atualização das informações do CadÚnico deverá ser feito somente na data agendada. Cerca de 12 mil novos trabalhadores estão sendo contratados nas cinco regiões do Brasil para dar conta da nova demanda. 

Se o responsável pelo cadastro não comparecer ao CRAS, o benefício será bloqueado dentro de dois meses e a família poderá ser excluída do Bolsa Família caso não atualize os dados. 

Como garantia permanência no Bolsa Família em fevereiro?

O CadÚnico é um famoso banco de dados do Governo Federal. Em resumo, ele reúne e apura informações sobre a população brasileira de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Assim, é possível ter acesso ao Bolsa Família em fevereiro e tantos outros benefícios. 

A família que deseja se inscrever no CadÚnico deve apresentar uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, R$ 651,00 ou três salários mínimos como renda familiar, R$ 3906,00

Se o grupo familiar se enquadrar nas condições solicitadas, basta procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo, situado no município em que reside. Vale ressaltar que é bastante comum ter mais de uma unidade espalhada pela cidade, com o objetivo de atender melhor cada região. 

Veja como se inscrever no Cadastro Único

Para se inscrever no CadÚnico é preciso:

  • Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.
  • Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.
  • Exceção: no caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos abaixo. Não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor.

Documentos necessários para o CadÚnico

Além do mais, é essencial apresentar pelo menos um dos documentos a seguir de todos os membros da família: 

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Conta de serviços referente aos últimos três meses.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.