Este modelo de declaração do Imposto de Renda 2023 deve te livrar de dores de cabeça

A cada ano o número de entregas da declaração do Imposto de Renda aumenta. Em 2021 foram 34,2 milhões, em 2022 36,3 e para esse ano a Receita Federal estima receber até 39,5 milhões de documentos. O programa de preenchimento da declaração que estava previsto para ser lançado no dia 15, foi antecipado para 9 de março. Os interessados já podem escolher o melhor modelo para ser preenchido.

Este modelo de declaração do Imposto de Renda 2023 deve te livrar de dores de cabeça
Este modelo de declaração do Imposto de Renda 2023 deve te livrar de dores de cabeça (Imagem: FDR)

Quanto mais cedo o contribuinte optar por enviar a declaração do Imposto de Renda 2023, antes ele recebe a restituição. O valor é pago a depender do que foi inserido como gasto dedutível, e acaba dando descontos ao valor final que será tributado sobre os ganhos daquele cidadão. Todo esse processo de preenchimento do documento pode gerar certas dificuldades.

Mas não é preciso que o cidadão se preocupe. Um lançamento recente da Receita Federal pode minimizar as dores de cabeça, ao fazer o preenchimento automático do documento usando informações que já foram repassadas pelo contribuinte. Também serão usadas outras plataformas do governo para o cruzamento de dados.

Esse é o modelo de declaração do Imposto de Renda pré-preenchida, disponível para todos os contribuintes. Ao optar por esse modelo a responsabilidade do contribuinte será editar as informações com novos dados, excluindo o que não fizer mais sentido, e confirmando o que estiver correto. A Receita acredita que 25% das declarações serão enviadas nesse modelo.

Como usar a declaração do Imposto de Renda

Todos os contribuintes podem optar pelo modelo pré-preenchido da declaração do Imposto de Renda. A versão estará disponível no Programa Gerador da Declaração (PGD) que já pode ser baixado na versão para computadores a partir dessa quinta-feira (9). Ao acessar o programa, ou o App Meu Imposto de Renda, o passo seguinte é optar por “declaração pré-preenchida”.

Feito isso, o contribuinte deve alterar o que for necessário, e incluir os demais dados. Em seguida, basta anexar os documentos que comprovem as informações e enviar a declaração. Até o dia 31 de maio é possível acessar a declaração novamente para alterar qualquer dado.

Quem optar pelo modelo pré-preenchido ou solicitar que a restituição seja paga por PIX, ganhará prioridade no momento de receber o valor a ser restituído. Serão cinco lotes de pagamento, de maio a setembro desse ano.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com