Depois de um salto no número de contratos assinados, os usuários do Fies acumulas um valor em dívidas que impressiona. Programa concede financiamento estudantil com pagamento das mensalidades apenas após a formatura.
Segundo informações do FNDE, o Fies teve o seu auge no ano de 2014, quando 731.957 estudantes contrataram o financiamento. Acontece que muitos desses contratos, até mesmo anteriores e posteriores ao ano citado, acabaram com atrasos, o que torna o usuário inadimplente.
De acordo com o Governo Federal, o débito dos usuários em situação de inadimplência chega ao valor de R$ 11,3 bilhões. isso significa dizer que 53,7% dos usuários que estão na fase de pagamento das parcelas estão com atrasos há pelo menos três meses.
Através de uma de suas redes sociais pessoais, o ministro da Educação, Camilo Santana comentou que: “a inadimplência do Fies está altíssima”.
A taxa de inadimplência junto ao programa aumentou bastante durante a pandemia, até porque centenas de pessoas perderam seus empregos. Pensando em beneficiar essas pessoas, no ano passado foi feita uma renegociação que poderia conceder até 99% de desconto, no entanto, apenas 6,7% dos contratos aptos foram renegociados.
Vale lembrar que a dívida com o Fundo de Financiamento Estudantil não prescreve, ou seja, os usuários em situação de inadimplência terão que fazer o pagamento em algum momento.
Fies 2023
As inscrições no Fies 2023 estão abertas através do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior até a próxima sexta-feira, 10. Estudantes que fizeram o ENEM a partir de 2010 e que preenchem os requisitos de renda podem concorrer.
Antes de fazer a sua inscrição é bom ficar de olho em alguns pontos:
- Você realmente quer esse curso? A pergunta é válida porque se você desistir dele, terá que pagar as mensalidades do período cursado
- O curso tem boa empregabilidade? Afinal, você precisará pagar as mensalidades após a conclusão
- Consigo fazer o curso em uma instituição pública?
- A instituição escolhida tem uma boa reputação?
- Quanto vou pagar após me formar?
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.