ProUni 2023: MEC divulga resultado. Veja como acessar

Estudantes inscritos para concorrer as mais de 200 mil bolsas de estudos do ProUni 2023 poderão conferir o resultado do processo seletivo. Quem foi pré-selecionado nessa primeira chamada deve ficar atento aos próximos passos para garantir a vaga. Veja quais são eles.

ProUni 2023: MEC divulga resultado ainda hoje. Veja como acessar
ProUni 2023: MEC divulga resultado ainda hoje. Veja como acessar (Imagem: FDR)

Ao todo o primeiro processo seletivo do ProUni 2023 recebeu 574.548 inscrições para mais de 290 mil bolsas de estudos, entre integrais e parciais, maior número desde a edição de 2005. Programa utilizou a nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 e 2022.

Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o Nordeste foi o que mais recebeu inscrições, ao todo 213.431 candidatos, isso representa 37,15% do total; seguindo pelo Sudeste 195.447 participantes (34%); região Sul com 63.254 (11%); Norte, com 59.327 (10,33%); e Centro-Oeste com 43.089 (7,5%).

Resultado do ProUni 2023

Os inscritos poderão acessar a primeira chamada de pré-selecionados através do portal Acesso Único/ProUni. Quem for selecionado terá até o dia 17 de março para fazer a comprovação de informações.

Já o resultado da segunda chamada estará disponível no dia 21 de março, sendo seguido, novamente, pela fase de comprovação das informações, que terminará em 30 de março.

É importante lembrar que ter o nome na lista de pré-selecionados não garante a vaga, é necessário fazer a comprovação das informações prestadas ao sistema. Essa etapa é feita diretamente com a instituição de ensino em que se foi aprovado.

O Prouni

O Programa Universidade para Todos oferta bolsas de estudo, integrais (cursos totalmente gratuitos) e parciais (50% do valor da mensalidade), em cursos de instituições de educação superior particulares.

Para se inscrever era preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nesse caso, o Enem 2022 ou Enem 2021, ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do Exame e ter tirado nota superior a zero na prova de redação.

Treineiros e quem já possui diploma não podem participar do processo seletivo.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.