ENEM 2023: MEC anuncia importante mudança que atende a este grupo

Exame atende a todos os públicos, para alguns é necessário fazer a solicitação de atendimento especializado. As provas do ENEM 2023 devem ser aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro desse ano, tanto a impressa quanto a digital. Veja a novidade dessa aplicação.

ENEM 2023: MEC anuncia importante mudança que atende a este grupo
ENEM 2023: MEC anuncia importante mudança que atende a este grupo (Imagem: FDR)

Todos os anos o INEP oferece atendimento especializando durante a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Para o ENEM 2023 uma adaptação deve beneficiar centenas de participantes. As inscrições para o Enem 2023 deverão ser realizadas entre os dias 8 e 19 de maio, na Página do Participante.

Mudança na prova do ENEM 2023

Não se trata de fato de uma mudança, mas de uma adaptação, agora, participantes com deficiência visual terão também o gabarito em tamanho ampliado, passando da fonte 12 para a 18.

Antes dessa decisão os participantes que solicitam o atendimento especial por conta dessa condição tinham apenas a prova ampliada, ao passar as respostas para o gabarito se deparavam com a letra pequena.

o Inep, responsável pela aplicação da prova, convidou alguns participantes do ENEM que solicitam a prova superampliada para conhecerem o novo cartão adaptado.

Entre o grupo estava a cearense Gonçala Marques, de 47 anos, moradora de Valparaíso de Goiás (GO), que tem glaucoma e participará pela quarta vez do exame fazendo a prova adaptada.

“Na minha casa, por exemplo, não tem televisão. Eu não consigo ver. Minha visão é complicada. Na hora da prova, eu começo com a vista descansada. Pareço uma criança que chegou na sala de aula pela primeira vez. Em cinco minutos, estou pedindo ajuda. As letras sobem, descem, apagam, mas o novo cartão-resposta é ótimo. Na minha família inteira, não tem ninguém que tenha o ensino médio e uma faculdade. O meu foco é entrar para a área da Saúde e ajudar pessoas de baixa renda como eu. A meta é me tornar nutricionista”, afirmou a participante.

Os pedidos da prova superampliada são feitos durante o processo se inscrição.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.