Governo amplia prazo de emissão do RG Digital em diversos estados

Em um decreto publicado na última sexta-feira, 3, no Diário Oficial da União (DOU), o Governo Federal ampliou o prazo de emissão do RG Digital nos Estados brasileiros. O documento unifica os dados pessoais do cidadão, apresentando o Cadastro de Pessoa Física (CEF) como número oficial de identificação.

O RG Digital, inclusive, já possui um formato disponível a partir do aplicativo Gov.b. Agora, com a ampliação no prazo de emissão, os institutos de identificação estaduais terão até o dia 6 de novembro para se adaptarem ao novo modelo. 

A princípio, este prazo se encerraria em março. O Governo Federal através do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), está prestando todo o apoio técnico aos estados para efetivação do serviço. 

Até o momento, 11 Estados brasileiros já estão aptos para a emissão do novo RG Digital. São eles:

Cerca de 200 mil carteiras de identidade físicas já foram emitidas, enquanto mais de 175 mil emissões do RG Digital foram contabilizadas. A carteira de identidade poderá ser acessada digitalmente pela plataforma Gov.br e validado via QR Code. Na prática, o documento está hospedado em um aplicativo oferecido exclusivamente por cada estado onde o documento já é válido. 

CPF e CNH digital: Como emitir GRÁTIS pela Receita Federal?

Principais mudanças do RG Digital

A nova versão do documento poderá ser emitida tanto na versão física (de papel) quanto em uma versão digital, que poderá ser salva nos smartphones dos cidadãos ou acessada por meio de aplicativo.

Conforme citado anteriormente, o novo RG também traz algumas mudanças importantes. Veja abaixo a lista completa:

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile