O governo federal tem criado uma série de benefícios em busca de ajudar as famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas no litoral de São Paulo. Como a antecipação de benefícios previdenciários e do Bolsa Família, a prorrogação do pagamento de dívidas com a União, e ao lançamento de novas condições para linha de crédito. A Caixa Econômica é o banco operador dessas mudanças.
A Caixa Econômica é o banco responsável pelo pagamento do Bolsa Família, e vai autorizar a unificação do benefício para todos os contemplados em 20 de março. Além desse público, os aposentados e pensionistas que recebem salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), independente do banco, poderão adiantar até um mês de remuneração.
Serão beneficiados os moradores de seis cidades do litoral norte de São Paulo: São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela, Bertioga e Guarujá. O temporal do dia 18 de fevereiro atingiu essas cidades e deixou 49 mortos, 48 em São Sebastião e 1 em Ubatuba. Além de desabrigar mais de 2,5 mil pessoas por conta dos deslizamentos.
Devido a essa situação, o governo federal se uniu ao governo do estado para tomar medidas emergenciais A Caixa que é o principal banco público do país vai oferecer condições vantajosas ainda na liberação de linhas de crédito. Esses pagamentos devem servir para reestruturar a vida dos atingidos.
Mudanças nos benefícios da Caixa Econômica
Por ser o agente operador de benefícios sociais e trabalhistas, a Caixa Econômica entrou em comunhão com o governo federal para oferecer os seguintes benefícios:
Bolsa Família
Todos as famílias inscritas, independente do número do NIS (Número de Identificação Social) receberão a ajuda financeira de R$ 600 em 20 de março. O calendário de fevereiro continua normalmente.
FGTS calamidade
Trabalhadores com saldo positivo no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) poderão receber até R$ 6.220 na modalidade de saque calamidade.
Pagamentos do INSS
Independente do banco recebedor do salário do INSS, o cidadão pode solicitar o adiantamento de até um mês da sua pensão ou aposentadoria. O pedido deve ser feito de 17 a 20 de março.
Linhas de crédito
Aumento de prazo, revisão das taxas e possibilidade de carência no crédito consignado. O CDC (Crédito Direto Caixa) terá carência até 60 dias e até 60 meses para amortização. Para a pessoa jurídica haverá carência até um ano nas linhas de capital de giro e pausa de até três meses para o pagamento de contratos