URGENTE! Caixa toma decisão sobre o consignado do Auxílio Brasil afetando seus contratantes

A Caixa Econômica Federal (CEF) tomou uma importante decisão a respeito do consignado do Auxílio Brasil. Após a regulamentação determinada pelo Governo Federal, o banco estatal decidiu interromper a respectiva modalidade de crédito que já estava suspensa desde o dia 12 de janeiro, submetida a uma revisão. 

URGENTE! Caixa toma decisão sobre o consignado do Auxílio Brasil afetando seus contratantes
URGENTE! Caixa toma decisão sobre o consignado do Auxílio Brasil afetando seus contratantes. (Imagem: FDR)

A instituição financeira, responsável pela maior parte das contratações envolvendo o consignado do Auxílio Brasil, cobrava uma taxa de juros mensal de 3,5%.

Lembrando que, no início deste mês de fevereiro algumas mudanças foram implementadas pelo Governo Federal, como a redução do limite de desconto mensal para beneficiários de 40% para 5%

As parcelas do consignado do Auxílio Brasil também foram reduzidas de 24 para seis, com o limite máximo de juros de 3,5% para 2,5% ao mês. Mesmo após tamanhos reajustes, a presidente da Caixa Econômica, Rita Serrano, disse que a reformulação das regras não é o bastante, pois a operação “não se paga”

“Para os contratos já realizados, nada muda. O pagamento das prestações continua sendo realizado de forma automática, por meio do desconto no benefício, diretamente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)”, disse o banco estatal em nota.

A presidente da Caixa ainda destaca que a viabilização do consignado do Auxílio Brasil teve cunho eleitoral. Mesmo assim, a instituição foi a que se sobressaiu na oferta de crédito na margem de R$ 7,6 bilhões. Em contrapartida, Rita Serrano alega que o banco não pode oferecer um crédito em um auxílio “para uma pessoa se alimentar”

O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO DO AUXÍLIO BRASIL VAI ACABAR? O QUE VAI ACONTECER COM OS VALORES?

Dívidas do consignado do Auxílio Brasil serão perdoadas?

Ela negou que tenha possibilidade de perdoar as dívidas das pessoas que já contrataram a modalidade de crédito. Se houver perdão da dívida, precisará ser com recursos da União, e não do banco, argumentou. 

Serrano disse também que não teme alta da inadimplência com a revisão que o governo promete fazer nos beneficiários dos programas sociais. Segundo ela, “haverá alguma inadimplência, mas no cálculo dos juros, isso já foi avaliado”

Quem tinha direito ao consignado do Auxílio Brasil?

Como o próprio nome indica, o empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil era concedido exclusivamente aos beneficiários do programa social. Atualmente, a transferência de renda atende 20,65 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social. Dados do Ministério da Cidadania indicam que 70% dos brasileiros vivem nestas condições. 

Para fazer a solicitação do consignado do Auxílio Brasil era preciso:

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile