Trabalhador pode consultar o número do PIS através do CPF; veja o passo a passo

O trabalhador que é registrado na carteira de trabalho, ou seja, passa a ser empregado dentro das regras CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas) tem o direito a integrar o Programa de Integração Social (PIS). A ideia é identificar o trabalhador por meio do número do PIS que pode ser encontrado em diferentes documentos. Veja como acessar essa numeração online.

Trabalhador pode consultar o número do PIS através do CPF; veja o passo a passo
Trabalhador pode consultar o número do PIS através do CPF; veja o passo a passo (Imagem: FDR)

Assim que emite a carteira de trabalho (online ou física) e tem seu primeiro emprego registrado, o trabalhador recebe um número do PIS. Essa numeração serve como identificação, por isso é intransferível e não muda mesmo que o cidadão consiga um novo emprego. O PIS é na verdade uma contribuição monetária que as empresas fazem aos cofres públicos.

O dinheiro dessa taxa é usado para financiar o pagamento de benefícios trabalhistas, como o seguro-desemprego e do abono salarial. O número do PIS também pode ser encontrado como PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) para funcionários públicos. E ainda como NIT (Número de Identificação do Trabalhador).

Com essa numeração o trabalhador consegue o acesso a uma série de informações sobre a sua vida laboral. Ou seja, sobre o seu tempo de serviço e quais foram os trabalhos que prestou até ali. Por isso é importante ter essa informação.

Onde consultar o número do PIS

O trabalhador pode fazer a consulta do número do PIS de forma física, verificando documentos como a Carteira de Trabalho ou pelo método online. As opções são essas:

Por ligação

Em aplicativo

Por site

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile