A Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) fez uma pesquisa que mostrou algo surpreendente e preocupante. Embora 96% das pessoas declararem já ter ouvido falar sobre seguros de pessoas, 64% não sabem apontar os benefícios do produto.
A importância do Seguro de Vida
Muitas pessoas ainda associam o seguro de vida apenas à cobertura em caso de morte. No entanto, é importante destacar que esse tipo de seguro pode oferecer muitos outros benefícios, como assistência médica, auxílio em casos de invalidez, cobertura para despesas funerárias, e uma série de outras vantagens adicionais.
Para Alberto Junior, CEO do Grupo Life Brasil, é importante buscar informações e orientação de especialistas em seguros e finanças para escolher o produto mais adequado. O brasileiro precisa entender que o seguro de vida não é apenas uma proteção, mas sim uma forma de cuidar da sua saúde financeira e da sua família em momentos de imprevisibilidade e incerteza.
Muita gente não sabe que os valores pagos pelo seguro de vida podem ser usados como uma reserva financeira, que pode ajudar a complementar a renda em momentos de dificuldade ou até mesmo ser uma fonte de recursos para a realização de projetos futuros. O seguro de vida pode ser também uma alternativa para aposentadoria, garantindo uma renda vitalícia para o segurado e seus dependentes.
“É fundamental que as pessoas entendam que o seguro de vida pode oferecer muitos benefícios e que há opções de produtos com valores acessíveis e que atendem às necessidades de cada pessoa.”, afirma Alberto.
Seguro de Vida x Seguro de Carro
Quando o assunto é seguro de carro, o brasileiro já está mais acostumado. Cerca de 70% dos proprietários de veículos possuem algum tipo de cobertura para seus automóveis. Enquanto, apenas 7% dos brasileiros possuem seguro de vida com base em seus reais interesses e não os famosos `seguros embutidos`.
Claro que o seguro de carro é importante para proteger um bem material, porém, o seguro de vida é fundamental para proteger algo muito maior: a sua vida.
O que pode explicar tal comportamento é cultura de valorização do patrimônio material, em detrimento da preocupação com a proteção financeira da família em caso de falecimento do provedor.
Para você ter uma ideia, em países como Estados Unidos, Japão, França, Reino Unido e Alemanha, há uma cultura mais consolidada em relação ao seguro de vida, com uma ampla oferta de produtos e uma maior conscientização sobre a importância da proteção financeira.
Já no Brasil, caminhamos para essa conscientização que vem ligada à educação financeira. É fundamental que as pessoas considerem a contratação de um seguro de vida como uma parte importante do seu planejamento financeiro e familiar.