Carnaval 2023: Bancos vão abrir? E a Bolsa de Valores?

Se em 2022, o trabalhador teve poucas chances de aproveitar feriados prolongados, o ano de 2023 está com o calendário recheado de folgas. Ao todo, ainda há oito feriados nacionais, sendo o mais próximo já no Carnaval 2023, além de cinco pontos facultativos em repartições públicas federais, ou seja, feriados.

Carnaval 2023: Bancos vão abrir? E a Bolsa de Valores? (Imagem: FDR)

Dessa forma, além do Carnaval 2023, os bancos irão ter o seu funcionamento suspenso em mais 11 datas. Além disso, quem também despertou curiosidade sobre seu horário de funcionamento foi a Bolsa de Valores (B3).

Vale destacar que os bancos e a Bolsa só costumam parar em datas consideradas feriados nacionais e no Carnaval. Dessa forma, os dois primeiros dias sem expediente bancário ocorrem já agora em fevereiro, quando se comemora segunda e terça-feira de Carnaval, nos dias 20 e 21.

Inclusive, esta decisão está prevista na Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que desconsidera como dias úteis para fins de operações bancárias os sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval.

Além do Carnaval 2023, quais os outros feriados bancários?

Ainda de acordo com o posicionamento do Conselho, também são encarados como feriados os seguintes dias: Sexta-feira Santa (07 de abril), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1 de maio), Corpus Christi (8 de junho), Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro) e Natal (25 de dezembro).

Além disso, a Febraban ainda coloca que os bancos brasileiros ainda terão dois dias com expediente especial: a Quarta-Feira de Cinzas (22 de fevereiro), quando as instituições iniciam o atendimento às 12h e seguem até o horário de funcionamento normal. Por fim, o último dia útil do ano, que em 2023 será em 29 de dezembro, as agências bancárias não deverão abrir ao público.

Nesse caso, a entidade orienta os clientes a darem preferência ao uso dos canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências.