Quando prestam o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), jovens e adultos têm sempre o mesmo objetivo: conseguir uma vaga na universidade. Se essa vaga for gratuita, melhor ainda. Pensando nisso, o próprio governo federal possuí alguns programas que dão essa oportunidade de ingresso no ensino superior. São pelo menos três programas diferentes e que atendem tipos diferentes de perfis.
Por meio da nota do ENEM 2023, em que a prova foi realizada em novembro do último ano, os candidatos podem tentar uma vaga em pelo menos três programas federais:
- SISU (Sistema de Seleção Unificada) – vagas em universidades públicas de âmbito estadual e federal;
- PROUNI (Programa Universidade para Todos) – vagas com bolsas de 50% a 100% em universidades privadas;
- FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) – vagas para financiamento integral de curso em universidades privadas.
A classificação nesses três programas funciona da mesma forma: dependendo da nota obtida no ENEM 2023. Quanto maior a nota mais chances de conseguir uma boa colocação, porque a disputa por vagas é feita dessa forma. A entrada nesses programas depende de outras regras.
No caso do PROUNI, por exemplo, é possível conseguir uma vaga gratuita ou com desconto de 50% em universidade que é paga, comprovando renda menor que 3 salários mínimos. Além de outros requisitos.
Como usar o ENEM para conseguir vaga gratuita em universidade privada
O público-alvo do PROUNI é o estudante sem diploma de nível superior. São oferecidas vagas duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre. Para inscrição são aceitas as notas do ENEM das duas últimas edições, nesse caso, de 2022 e 2021.
O candidato concorre com outros na modalidade de bolsa integral (100%) ou de bolsa parcial (50%). Para se inscrever, no entanto, é preciso preencher requisitos como:
- Comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral;
- Para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos;
- Ter obtido no mínimo 450 pontos na prova do ENEM;
- Atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- tenha cursado:
- o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
- o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e
- seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
- tenha cursado:
Cronograma do PROUNI em 2023
A primeira fase do PROUNI de 2023 que acontece no primeiro semestre do ano já teve o cronograma divulgado. Essa é a oportunidade dos estudantes conseguirem uma vaga totalmente gratuita na instituição de ensino particular que almejam. É preciso, porém, acompanhar as datas limites para cada etapa.
Ao fazer o login no sistema de inscrição, de acordo com o CPF automaticamente a nota do ENEM será contabilizada para a classificação. Esse mesmo login será usado nas outras fases, como:
- Período de inscrições: 28 de fevereiro a 3 de março;
- Resultado da 1ª chamada: 7 de março (para quem conseguir a vaga na primeira lista de classificação);
- Matrícula: 7 a 16 de março;
- Resultado da 2ª chamada: 21 de março (para quem conseguiu a classificação com as vagas remanescentes);
- Matrícula 2ª chamada: 21 a 30 de março;
- Inscrições lista de espera: 5 a 6 de abril.
Inscrições no PROUNI usando o ENEM 2023
Para aqueles que desejam uma vaga na universidade privada, seja de 50% a 100%, podem usar a nota do ENEM 2023 por meio do PROUNI. Para isso, devem seguir o passo a passo.
- Acesse o site do PROUNI e clique em “Inscrição”;
- O candidato será redirecionado para login no Gov.br, deve usar os mesmos dados de inscrição no ENEM;
- Em seguida preencher os dados do formulário de inscrição e selecionar as opções de curso;
- Aguarde o resultado.