ENEM deve ter estas grandes mudanças em breve, afirma presidente do INEP

Exame deve acompanhar alterações feitas na educação básica recentemente e que têm impactado muitos estudantes, informou o INEP. O resultado do ENEM 2022 já pode ser consultado e poderá ser usado no SiSU em breve.

ENEM deve ter estas grandes mudanças em breve, afirma presidente do INEP
ENEM deve ter estas grandes mudanças em breve, afirma presidente do INEP (Imagem: FDR)

Nos últimos três anos o Novo Ensino Médio tem sido implementado em todo o país, par a rede pública e privada. Segundo o novo presidente do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), Manuel Palácios, as mudanças devem começar a ser preparadas em nos próximos meses.

Quando o ENEM vai mudar?

A expectativa é de que uma nova versão do ENEM seja adotada a partir do próximo ano.

Afinal, em 2023 está sendo concluída a implementação do novo ensino médio. De acordo com o novo presidente, em entrevista com o Estadão, as escolas devem ser informadas sobre como será essa nova aplicação do exame.

“No início de 2024, as escolas já precisam ter acesso às referências curriculares dessa nova parte”, afirmou Palácios.

O ministro da Educação, Camilo Santana, também já comentou sobre essa “atualização” no ENEM e acredita que ela poderá atrair mais jovens.

O que muda no ENEM?

Inserção da carga horária flexível

Atualmente os estudantes podem escolher o itinerário formativo a seguir durante o ensino médio; no novo ENEM a cara horária flexível, escolhida pelo estudante, será a segunda etapa do exame.

O grande desafio dessa reformulação é fazer com que o exame não seja engessado, que os participantes possam fazer a prova e não tenham a obrigatoriedade de seguir apenas as profissões da área do itinerário.

Para o presidente é justamente o currículo escolar que deve definir o que será cobrado no exame.

“Não cabe a avaliação dizer qual é o currículo, tem de ser o contrário”, afirmou ele.

Possibilidade de questões discursivas

O exame atualmente tem apenas a redação como itens discursivo, mas, há algum tem ouve-se falar sobre a possibilidade de que questões discursivas sejam inseridas, principalmente em uma segunda fase.

De acordo com o presidente do INEP, ainda será analisada a possibilidade de inserir questões abertas ou não no exame.

Além disso, o INEP ainda estuda a utilização de mais recursos digitais no exame, o que não deve ser possível para o próximo ano. Há algum tempo a gestão do INEP vinha afirmando que o Enem Digital irá substituir a versão impressa, ainda não se sabe se isso efetivamente acontecerá.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.