O PIX chegou para facilitar a vida dos brasileiros, oferecendo rápidas soluções de transferencias bancárias, pagamento de contas, e muito mais. No entanto, a ferramenta também se tornou alvo de criminosos que estão sempre criando novas formas de roubar dinheiro dos usuários. Entre estes golpes está um que utiliza o extrato bancário de clientes e ainda toca a música do banco Itaú. Saiba detalhes deste golpe.
Entenda o golpe
Os golpistas entram em contato com as vítimas afirmando que a conta bancária foi invadida, mas que irão resolver o problema. Eles possuem dados sobre o extrato bancário dos clientes, fingem estar em uma central de atendimento, são bem articulados e usam até mesmo a musiquinha parecida com a do Itaú. Isso faz com que a vítima confie no que está sendo dito.
A jornalista Marcella Centofanti relatou ao UOL que o golpista ligou para ela se passando por um funcionário do Itaú e afirmou que a conta bancária dela estava bloqueada em decorrência de uma tentativa de invasão por terceiros.
O golpista então cita as últimas movimentações bancárias da conta dela. Ele afirma que alguém efetuou transações para uma conta e pede que, caso ela não as reconheça, efetue um pagamento pelo aplicativo com o mesmo valor para a mesma conta (a do golpista), para que o banco reconheça a duplicação e faça o cancelamento da operação.
A jornalista relatou que o golpista é bem articulado e tem um tom de voz calmo e paciente. A vítima só suspeitou que poderia ser golpe quando ele solicitou que ela efetuasse um PIX para a conta mencionada.
De acordo com a jornalista, o Itaú reconhece o golpe. Ela ligou para o Itaú e teve a confirmação do golpe. Segundo Centofanti, a gerente não soube dizer como o golpista teve acesso a dados sigilosos.
Como se proteger
Na visão de Marco Antonio Araújo Jr., advogado especialista em Direito do Consumidor na Era Digital procurado pelo UOL, as precauções que os clientes de banco devem ter já não são mais básicas, como não compartilhar o número da conta ou dados bancários.
A dica primordial é desligar o telefone imediatamente e ligar diretamente para o seu banco. “Não responda nada, procure os canais oficiais do banco”, orientou Marco ao UOL.
É possível recuperar valores caso tenha caído no golpe. A vítima tem até 80 dias a partir da data do golpe para abrir uma notificação. É preciso informar o banco da irregularidade e registrar um boletim de ocorrência. O caso será analisado pelo próprio Banco Central.