No último governo, sob administração de Jair Bolsonaro (PL), os policiais foram beneficiados com condições diferenciadas para financiamento imobiliário. Agora, o deputado federal Rubens Otoni (PT-GO) propôs que a classe de professores sejam contemplados por meio de um programa habitacional exclusivo. Para isso, seria criado o Casa do Professor, com condições diferenciadas de financiamento.
O governo de Luís Inácio Lula da Silva (PT) já propôs a volta do programa Minha Casa Minha Vida, que foi substituído pelo Casa Verde e Amarela na gestão Bolsonaro. Agora, o deputado federal Rubens Otoni, sugeriu uma nova modalidade de programa habitacional nunca vista e que poderia revolucionar o atual governo. Por meio do Casa do Professor seriam beneficiados funcionários da rede pública.
“Atualmente, no Brasil, os professores sofrem com a desvalorização no exercício da profissão com salário ínfimos e conseguem minimamente custear suas necessidades básicas, o que reflete diretamente na qualidade de ensino dentro das salas de aula”, defendeu Otoni.
Em justificativa ao projeto de criação do programa habitacional para professores, o deputado diz que ter segurança residencial “refletiria diretamente nas salas de aula”. Isso porque, a conquista da casa própria, segundo Rubens, traz estabilidade e segurança para essa classe de servidores.
Como funcionaria o programa habitacional para os professores
Segundo o texto do projeto que cria o Casa do Professor, a Caixa Econômica Federal será responsável pela gestão operacional do programa e dos recursos orçamentários a ele destinados. Também seria disponibilizada a contratação por meio de cooperativas de crédito, desde que essa instituição fosse credenciada.
“Regulamento tratará das condições para a participação no programa, os prazos para financiamento, os limites de recursos orçamentários e as faixas de subvenção econômica e de remuneração. Estados e municípios poderão apoiar a implantação do programa”, cita a Agência Câmara de Notícias.
O texto não foi específico em informar quais serão os benefícios do novo programa habitacional que deve contemplar os professores. Acredita-se, porém, que esse público deve ser incluso no Minha Casa Minha Vida ou receber condições de financiamento diferenciados, como: juros mais baixos, maior prazo de pagamento, contratação exclusiva.