PIS/PASEP será pago antes do Carnaval? Confira o calendário de 2023

Os valores referentes ao PIS/PASEP começam a ser liberados no dia 15 de fevereiro, antes do Carnaval. O calendário atual do abono salarial abrange cidadãos que cumpriram as regras do programa em 2021.

PIS/PASEP será pago antes do Carnaval? Confira o calendário de 2023
PIS/PASEP será pago antes do Carnaval? Confira o calendário de 2023. (Imagem: FDR)

Neste ano, os trabalhadores terão a chance de receber quantias de até R$ 1.302 pelo PIS/PASEP. Os depósitos começam no dia 15 de fevereiro contemplando quatro grupos de trabalhadores. 

Concluída essa primeira rodada de pagamentos, o PIS/PASEP faz uma pausa durante o Carnaval, retomando os depósitos somente no dia 15 de março. O abono salarial será gradativamente liberado a mais de 23 milhões de trabalhadores até o dia 28 de dezembro.

O Programa de Integração Social (PIS), é gerenciado pela Caixa Econômica Federal (CEF) visando atender os funcionários de empresas privadas. Neste modelo, considera-se o mês de nascimento do trabalhador. 

Já os servidores públicos e militares são amparados pelo Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). Neste caso, o agente responsável pelo repasse dos valores é o Banco do Brasil (BB), que efetua os depósitos com base no dígito final do número de inscrição no programa.

Quais são as regras do PIS/PASEP?

Para receber o PIS/PASEP, o trabalhador precisa constatar o direito ao abono salarial no ano de referência, neste caso, 2022. Em todo o caso, as regras de elegibilidade não foram alteradas nos últimos anos. Sendo assim, é preciso estar de acordo com os seguintes critérios:

CALENDÁRIO PIS / PASEP 2023: VALOR, DATAS DOS PAGAMENTOS POR MÊS E COMO CALCULAR

Qual é o valor do PIS/PASEP em 2023?

Quando o PIS/PASEP de 2023 será pago?

PIS

PASEP

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile