Integrante do mercado de antecipação de valores referentes a dívidas públicas há mais de 12 anos, a Matri Bank, fintech que oferece soluções do mercado de precatórios, anuncia que em 2023 um novo produto passa a integrar o seu portfólio de soluções: o MatriCred.
O que são precatórios?
Precatórios são pagamentos que a Justiça manda o Poder Público fazer. Em outras palavras, quando alguém entra na Justiça contra os governos federal, estadual ou municipal, vai ter a ação julgada até chegar à última instância, em um processo que pode levar muito tempo.
Caso o governo perca e não possa mais recorrer, estas ações se tornam transitadas em julgado. Assim, o valor que a Justiça manda o governo pagar vira um precatório.
Como vai funcionar a solução?
A Matri Bank está trazendo uma solução de crédito através da qual os donos de precatórios da União, do estado de São Paulo e dos municípios paulistas, poderão utilizar seus títulos como garantia para a contratação imediata de valores.
O MatriCred conta com benefícios como os menores juros do mercado nacional, a ausência de parcelamento mensal e a desobrigação de que os solicitantes passem por uma análise de crédito ou de comprovação de renda para receber as quantias, inclusive para negativados.
O CEO do MatriBank, Gustavo Messias, afirma que o objetivo do MatriCred é transformar um precatório, que muitas vezes é visto como algo negativo pelo tempo de espera para recebimento, em uma cédula bancária de alto valor agregado e de disponibilidade líquida imediata.
“O MatriCred é um formato de crédito escasso no mercado, porque funciona como um empréstimo que já nasce pago e não onera nem o solicitante com altos juros e análise de crédito, nem o credor com o risco de calote. É uma solução segura, para a qual já temos uma base consolidada de 12 anos de trajetória através do Grupo Matri”, explica Messias.
A fintech ainda oferece a solução MatriNow. Trata-se de um serviço de antecipação que permite aos credores receberem até 72% do valor total do precatório em menos de 3 dias após a contratação.