PIS/PASEP não será pago para TODOS os trabalhadores em fevereiro

Embora o calendário do PIS/PASEP tenha sido programado para começar a fazer os repasses em fevereiro, quem vai receber a quantia precisa entender que não são todos os grupos que terão acesso ao valor nesse mês. O cronograma fará a distribuição do abono entre os meses de fevereiro e julho desse ano, limitando o saque a dezembro.

PIS/PASEP não será pago para TODOS os trabalhadores em fevereiro
PIS/PASEP não será pago para TODOS os trabalhadores em fevereiro (Imagem: FDR)

A Caixa Econômica será o banco responsável por fazer os depósitos para trabalhadores da iniciativa privada. Enquanto o Banco do Brasil vai pagar os funcionários públicos. O abono do PIS/PASEP será repassado com base no mês de nascimento na Caixa, e conforme o final do benefício por meio do BB.

A quantia que ficou limitada a R$ 1.302, tendo o mínimo de R$ 108,50, acompanha o salário mínimo do país. Para receber é preciso que o trabalhador tenha atuado por pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2021. Além de ter recebido no máximo dois salários mínimos por mês.

Também exige-se que o cidadão esteja trabalhando há no mínimo cinco anos com carteira assinada, quando foi emitido o número do PIS/PASEP. É importante relembrar que todos esses requisitos precisam ter sido cumpridos no ano de 2021 que é o ano base do programa.

Calendário do PIS/PASEP em 2023

O calendário do PIS/PASEP paga o abono em fevereiro para nascidos em janeiro e fevereiro, no caso do PIS. E liberado para quem tem o número de benefício com final 0 e tem direito ao PASEP. A data final para recebimento da quantia é 28 de dezembro.

O saque é feito em uma agência bancária das instituições mencionadas, ou nos canais online desses bancos.

Trabalhadores da iniciativa privada (PIS):

Servidores públicos (Pasep):

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile