SALESóPOLIS, SP — O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, informou que os computadores vistos como o “cérebro” do cadastro para benefícios sociais do governo, ou seja, o Cadastro Único, sofreu um apagão. Os sistemas foram afetados ainda em agosto do último ano. A partir de então, o CGU (Controladoria Geral da União) passou a investigar o que de fato aconteceu.

A situação compartilhada foi Dias é de que os computadores foram danificados, logo as informações contidas e referentes ao Cadastro Único acabaram sendo comprometidas. Por conta disso, os filtros de checagem de dados que indicam se a família tem direito a receber os benefícios sociais foram afetados.
Acredita-se que devido a essa situação milhares de grupos que não teriam direito de receber os benefícios, entre eles o Auxílio Brasil, acabaram sendo contemplados. O que faltou nessa seleção das famílias foi um processo mais criterioso de checagem, prejudicado devido o desligamento dos computadores.
“São muito fortes os indícios de que esse apagão tenha sido feito com o propósito de, ao se perder o controle, a capacidade de passar por análise criteriosa, fazer uma política eleitoral com uso de um programa social robusto como o Auxílio Brasil“, disse Dias.
Além do ministério do Desenvolvimento Social, estão empenhados em investigar sobre esse assunto que afeta o Cadastro Único, a CGU e a AGU (Advocacia-Geral da União).
Apagão no Cadastro Único vem junto com denuncia
Antes das eleições presidenciais que aconteceram em outubro, entre os meses de julho e dezembro de 2022, 4,1 milhões de famílias passaram a receber o Auxílio Brasil, criado no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Outro fator de destaque é que o antigo governo pagou R$ 600 de agosto a dezembro.
Documentos do ministério da Cidadania indicaram que em agosto do ano passado houve uma falha que “gerou múltiplas falhas e indisponibilidades nos serviços e sistemas” da pasta. Ainda assim, o ex-ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, informou que “as informações não procedem“.
Devido aos problemas relacionados ao sistema e a filtragem aplicada ao Cadastro Único, enquanto milhares de pessoas que não cumprem com os requisitos passaram a receber o Auxílio Brasil. No outro lado, aqueles que teriam direito ao benefício acabaram sendo excluídos.