Bolsa Família de fevereiro: Governo muda calendário de pagamentos durante o carnaval

As famílias que recebem o Bolsa Família terão uma boa notícia em fevereiro. O benefício teve seu calendário de pagamentos alterado pelo Governo Federal. Dessa forma, os beneficiários poderão acessar o pagamento antes do período de Carnaval.

Quem está no Auxílio Brasil precisa se inscrever no Bolsa Família? Entenda como será a transição
Bolsa Família de fevereiro: Governo muda calendário de pagamentos durante o carnaval (Imagem: FDR)

Os pagamentos durante o Carnaval costumam variar de ano a ano devido ao fechamento de agências bancárias e postos de atendimento durante as comemorações.

É importante destacar que, apesar de o carnaval não ser considerado feriado nacional, as instituições bancárias costumam suspender seus atendimentos presenciais, como informado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Como se inscrever no Bolsa Família em fevereiro

Para receber o benefício em fevereiro de 2023, é preciso que a família esteja inscrita e atualizada no programa. Para isso, basta seguir essas etapas:

  1. Verificar elegibilidade: Para se inscrever no Bolsa Família, é necessário verificar se é elegível ao programa, que é destinado a famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza.
  2. Preencher o Cadastro Único: O próximo passo é se inscrever no CadÚnico, que pode ser feito através do aplicativo e dos Centros de Referência de Assistência Social.
  3. Documentação necessária: Para preencher o Cadastro Único, é necessário apresentar documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência. Além disso, é preciso informar dados sobre a renda familiar.
  4. Conclusão da inscrição: Se a inscrição for aprovada, o Bolsa Família será liberado e pode ser sacado em uma agência da Caixa.

Como vai acontecer o pagamento do Bolsa Família em fevereiro

O calendário de pagamentos do Bolsa Família para o mês de fevereiro está incluindo o adicional de vale-gás, o que significa que o valor total do benefício, que normalmente é de R$ 600, pode chegar a até R$ 720 para algumas famílias.

As datas podem ser consultadas no site do programa, no aplicativo ou na tabela abaixo:

NIS Final Data
1 13 de fevereiro
2 14 de fevereiro
3 15 de fevereiro
4 16 de fevereiro
5 17 de fevereiro
6 22 de fevereiro
7 23 de fevereiro
8 24 de fevereiro
9 27 de fevereiro
0 28 de fevereiro

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.