Facebook deixa de ser a rede social mais valiosa do mundo. Saiba que ocupou seu lugar

O Facebook é uma das redes sociais mais usadas no mundo, mas de uns anos pra cá uma outra rede se popularizou rapidamente, o TikTok. Segundo a consultoria Brand Finance, encarregada por realizar um ranking de redes sociais, o valor de mercado do TikTok cresceu 11,4%, resultado que levou a liderar a listagem e ser a rede social mais valiosa atualmente.

O valor atual do TikTok, segundo dados da consultoria, é de US$65,69 bilhões. O Facebook, por sua vez, teve um 2022 complicado, perdendo bilhões em valor de mercado. De acordo com a Brand Finance, a atual cotação de mercado do Facebook está em torno de US$ 59 bilhões.  

O TikTok, graças aos seus vídeos curtos, trends e dancinhas, se tornou muito usada especialmente entre o público jovem. Devido a este estrondoso sucesso em todo do mundo, vai ser difícil para o Facebook conseguir ocupar novamente o posto de rede social mais valiosa.

Demais redes sociais também perdem valor de mercado

O top 5 das redes sociais mais valiosas do mundo é formado, alem do TikTok e do Facebook, pelo WeChat, Instagram e LinkedIn. O WeChat não é muito usado no Brasil, mas é a mais importante ferramenta de troca de mensagens utilizada na China. Seu funcionamento é semelhante ao do WhatsApp e do Telegram. Em 2022, este app passou por um forte declínio em seu valor de mercado, com queda de 19%. Agora, o valor da plataforma é estimado em US$ 50,2 bilhões.

O Instagram e o LinkedIn tiveram resultados satisfatórios e cresceram de forma significativa no ano passado. O Instagram vale US$ 47,4 bilhões, com um impressionante aumento de 42%. O LinkedIn cresceu 49% e alcançou um valor estimado de US$ 15,5 bilhões.

TikTok

O aplicativo do TikTok permite que os usuários criem vídeos curtos de até 60 segundos que geralmente apresentam músicas em segundo plano, podendo ser acelerados, desacelerados ou editados com um filtro.

Para criar um videoclipe com o aplicativo, os usuários podem escolher música de fundo de diversos gêneros musicais e gravar um vídeo de 15 segundos com ajustes de velocidade antes de enviá-lo para compartilhar com outros no TikTok ou outras plataformas sociais.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile