Bolsa Família: acompanhe o calendário final de pagamento nesta segunda-feira

O pagamento do Bolsa Família começou no dia 18 de janeiro, como de costume distribuindo os valores nos últimos dez dias úteis do mês. O cronograma finaliza na terça-feira (31), e ao final vai ter contemplado 21,9 milhões de famílias brasileiras que cumprem com os requisitos de acesso ao benefício. Confirmando a promessa, o governo federal libera o valor mínimo de R$ 600 nesse ano.

Bolsa Família: acompanhe o calendário final de pagamento nesta segunda-feira
Bolsa Família: acompanhe o calendário final de pagamento nesta segunda-feira (Imagem: FDR)

Como tradicionalmente é feito, o cronograma do Bolsa Família contempla um grupo a cada dia útil. O calendário é organizado com base no número final do NIS (Número de Identificação Social) do titular do benefício, a pessoa que representa a família e tem seu nome impresso no cartão de saque do benefício. Inclusive, o cartão pode ser usado para consultar essa numeração. 

O aplicativo do Cadastro Único e do próprio programa também indicam qual o número a ser usado. Nesse mês o aplicativo do Auxílio Brasil continua podendo ser usado, isso porque o relançamento oficial com o nome de Bolsa Família ainda não aconteceu. O governo de Luís Inácio Lula da Silva (PT) pretende retomar o nome do programa que foi lançado em 2003 no seu primeiro mandato.

Foram inclusos mais 300 mil famílias no cronograma de pagamentos do Bolsa Família para janeiro. Esse número deve ser reduzido porque em fevereiro vai começar o pente fino nas inscrições do programa buscando cancelar os cadastros daqueles que estão recebendo de forma fraudulenta.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família

O calendário de pagamentos do Bolsa Família desse mês de janeiro encerra na terça-feira (31), e conforme o número de NIS nessa segunda-feira (30) recebem aqueles com final 9. A partir de março a expectativa é de que o valor suba com acréscimo de R$ 150 por criança de até seis anos.

O saque é feito nas agências da Caixa Econômica, casas lotéricas, e movimentação no Caixa Tem. A ordem de saques funciona assim:

  • NIS final 1: 18 de janeiro (já pago);
  • NIS final 2: 19 de janeiro (já pago);
  • NIS final 3: 20 de janeiro (já pago);
  • NIS final 4: 23 de janeiro (já pago);
  • NIS final 5: 24 de janeiro (já pago);
  • NIS final 6: 25 de janeiro (já pago);
  • NIS final 7: 26 de janeiro (já pago);
  • NIS final 8: 27 de janeiro (já pago);
  • NIS final 9: 30 de janeiro;
  • NIS final 0: 31 de janeiro.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]