Se a Americanas falir, esta outra varejista deve crescer ainda mais

De acordo com a Citi, a empresa que mais irá se beneficiar com o aumento de tráfego online e volume de mercadorias negociadas (GMV) caso a Americanas venha a pausar todas as suas operações por conta do processo de recuperação judicial será o Magazine Luiza.

Na visão dos analistas João Pedro Soares e Felipe Reboredo, o Magazine Luiza teria um crescimento de 18% em seu volume neste ano, ficando à frente da Via com aumento de 15% e  do Mercado Livre, com 11%.

O Magalu receberia uma parcela de 14% das vendas pela internet diretas da Americanas e 25% das vendas de Marketplace. A Via, por sua vez, ficaria com 12% das vendas diretas e 24% das de marketplace. Por fim, o Mercado Livre receberia 11% das vendas de marketplace.

Através de nota, o Citi afirmou que o impacto na dissipação da Americanas na vendas realizadas em lojas físicas é mais difícil de ser observado, em decorrência da fragmentação do setor, que engloba empresas menores e de diversos setores.

Já o Morgan Stanley, afirmou que o Mercado Livre deve liderar uma parcela da captura de 15% do  e-commerce que pode ser deixado pela Americanas, ao passo que Magalu e Via estão entre os potenciais beneficiários (especialmente em estoque próprio, 1P, e lojas).

O banco projetava que a varejista tivesse um GMV de R$ 55 bilhões, que deste total seria 28% são na loja e 72% online; nas operações on-line, 36% do mix é 1P e 64% é 3P.

“Embora a magnitude e o momento da perda de participação da Americanas estejam vinculados ao resultado do processo de reestruturação, em todos os cenários vemos efeitos negativos para ela no relacionamento com fornecedores e na capacidade de investir para crescer”, disse o banco segundo publicado pelo InfoMoney.

Considerando potenciais beneficiários de participação de mercado, os analistas enxergam que a categoria e o mix 1P/3P são fatores-chave.

Americanas S.A. é uma holding brasileira que atua principalmente no segmento de varejo.

Fundada em 1929 em Niterói, no Rio de Janeiro pelo austríaco Max Landesmann e pelos americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger, a companhia conta atualmente com mais de 3800 estabelecimentos físicos de venda em todo o Brasil, além de possuir três e-commerce.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.