Perdeu seu cartão de saque do INSS? Veja outras formas de retirar a aposentadoria

Ao ter seu benefício previdenciário aprovado, o cidadão vai receber no seu endereço o cartão de saque do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Não há nenhum custo pela emissão desse documento, e inclusive quem não tem conta bancária pode recebê-lo. O cidadão que preferir receber o salário diretamente na sua conta corrente também pode fazer essa opção.

Perdeu seu cartão de saque do INSS? Veja outras formas de retirar a aposentadoria
Perdeu seu cartão de saque do INSS? Veja outras formas de retirar a aposentadoria (Imagem: FDR)

Todo segurado recebe o cartão de saque do INSS para o recebimento de pensões, aposentadorias, e inclusive para ter acesso ao BPC (Benefício de Prestação Continuada). Quem opta por receber a quantia mensalmente usando o cartão magnético receberá na agência bancária mais próxima, localizada pelo próprio INSS.

Mensalmente os benefícios previdenciários são liberados para mais de 36 milhões de brasileiros. A quantia mínima é de R$ 1.302 e a máxima é de R$ 7.507,49 em 2023. O calendário do INSS para esse ano já foi publicado, o cronograma é dividido em dois segmentos: dos que recebem o piso e dos que recebem até o teto.

Em janeiro o cronograma iniciou no dia 25 e deve finalizar na primeira semana de fevereiro. É possível consultar o calendário no aplicativo Meu INSS, sendo que o pagamento de cada dia seleciona um número final de benefício, e esta numeração consta no cartão de saque do INSS.

Como receber aposentadoria sem o cartão de saque do INSS

Para aqueles que perderam ou estão sem o seu cartão de saque do INSS, existem algumas formas de conseguir acessar a aposentadoria ou pensão liberada pela Previdência Social. Para isso, os segurados que estiverem nessa condição podem tomar providências como:

É possível alterar a forma de pagamento do benefício por meio do Meu INSS.

Pedir a segunda via do cartão de saque do INSS

Quem preferir receber a sua pensão ou aposentadoria usando o cartão de saque do INSS, mas estiver sem o documento, pode solicitar a segunda via. A emissão será feita pela Previdência Social e enviado no endereço do cidadão. O pedido pode ser feito em:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile