Trabalhador pode acumular duas APOSENTADORIAS caso siga este planejamento

O trabalhador da rede pública e privada que souber criar um bom planejamento financeiro consegue ter acesso a duas formas de aposentadorias. A primeira é fornecida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), válida para quem é contribuinte. Outra chance é para aqueles que passam a contribuir em um plano de previdência privada, em que as condições de salário são o foco do cidadão.

Trabalhador pode acumular duas APOSENTADORIAS caso siga este planejamento
Trabalhador pode acumular duas APOSENTADORIAS caso siga este planejamento (Imagem: FDR)

De acordo com dados compartilhados pela pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro em maio de 2022, apenas 3% das aposentadorias do país veem da previdência privada. O restante é provida da liberação do INSS, em que mensalmente o trabalhador contribuí com alíquota a partir de 7,5% do salário mínimo vigente.

Para quem trabalha com carteira assinada, um dos direitos garantidos está o desconto para pagamento ao INSS. O MEI (Micro Empreendedor Individual) também passa a contribuir para a Previdência Social e tem direito de receber a aposentadoria. E existe ainda a possibilidade de contribuir individualmente, sem vínculo empregatício, emitindo a guia de pagamento mensal.

No caso da previdência privada, os planos ficam acima de R$ 50/mês e qualquer pessoa pode solicita-los. Os bancos são os responsáveis por criar esse plano de previdência, construindo os valores e o tempo de contribuição com base no perfil do cliente. Nada impede que o cidadão empregado contribua, tendo acesso a duas aposentadorias. 

Tipos de aposentadorias no Brasil

Conheça quais os tipos de aposentadorias disponíveis no país.

Por meio de contribuição ao INSS

No INSS o trabalhador com registro em carteira ou contribuinte individual tem direito de receber alguns tipos de aposentadorias. Para isso, precisa alcançar o mínimo de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, bem como somar 180 contribuições mensais o que totaliza 15 anos.

A Previdência Social pode liberar, desde que o cidadão cumpra com os requisitos:

Previdência Privada

A Previdência privada funciona como uma espécie de poupança, sendo o objetivo principal conseguir a aposentadoria. Por meio dela, mensalmente o cidadão poupa uma determina quantia e investe no plano que faz o dinheiro render.

O valor final ainda vai depender do número de contribuições. No final do plano o trabalhador resgata a quantia que foi acumulada e usa como aposentadoria.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile