Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que já tinham a possibilidade de usar o cartão consignado do órgão, receberam uma nova facilidade relacionada a esse recurso. A autarquia estabeleceu um novo limite máximo para o empréstimo que pode ser solicitado pelos segurados.
O empréstimo consignado é um valor que os aposentados e pensionistas podem sacar antecipadamente, antes que a quantia esteja na sua conta. De forma parcelada, o valor total é descontado diretamente na folha de pagamento da mensalidade do INSS.
No final de 2022, o Instituto definiu que os segurados podem solicitar um empréstimo que seja até 1,6 vez o valor do benefício que recebem mensalmente. Os beneficiários só podem destinar, no máximo, 45% da sua verba previdenciária mensal para pagar a parcela do empréstimo feito com o cartão de crédito consignado.
É indicado que o aposentado ou pensionista avalie com cautela a sua situação financeira antes de fazer o pedido. Por exemplo, ele deve calcular quanto do seguro previdenciário já está comprometido com as suas despesas fixas, para que não seja prejudicado posteriormente pela dívida do empréstimo.
Especialistas em economia acreditam que a decisão pelo aumento do limite do cartão pode se tornar prejudicial para os beneficiários, embora pareça, a princípio, algo que será positivo para a sua situação financeira. Se forem criadas novas dívidas que não serão conseguirão ser quitadas, a medida será lucrativa apenas para as instituições bancárias.
Quais são as condições do empréstimo consignado do INSS?
Por ser um crédito da Previdência Social, este empréstimo consignado oferece facilidades que os bancos não costumam incluir nos contratos regulares com os seus clientes. Aposentados e pensionistas do INSS que solicitam o empréstimo consignado têm até 84 meses para restituir o valor ao órgão.
A taxa de juros aplicada pela autarquia também é mais baixa que a média das oferecidas pelos bancos. Confira a seguir outras vantagens do cartão consignado do INSS.
- É permitido fazer saque em dinheiro de até 70% do limite do cartão;
- Não é cobrada anuidade do cartão;
- Oferece descontos em redes de farmácias associadas;
- Concede prazo de 40 dias para o pagamento da fatura mensal;
- Oferece seguro de vida e auxílio-funeral sem cobrança adicional.
Quem tem direito ao cartão de crédito consignado do INSS?
- Aposentados do INSS;
- Pensionistas do INSS;
- Cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas);
- Beneficiários da Renda Mensal Vitalícia (RMV).
Como solicitar um empréstimo consignado do INSS?
O pedido de empréstimo consignado é um dos poucos serviços que não podem ser feitos através das plataformas digitais da autarquia, que são o site oficial www.meu.inss.org.br e o aplicativo Meu INSS. A solicitação do crédito deve ser feita presencialmente em uma agência do banco do segurado.
A aprovação só será concedida se o cliente apresentar uma margem disponível na sua folha de pagamento do INSS. Essa informação pode ser acessada antecipadamente pelo beneficiário no seu perfil do aplicativo. Entenda como no passo a passo a seguir.
Depois de fazer o login na plataforma com a senha cadastrada no Portal gov.br, selecione a opção “Extrato de empréstimo consignado” para saber o valor exato da sua margem disponível.
Ao aceitar conceder o empréstimo a um segurado do INSS, as instituições bancárias podem cobrar uma taxa de até R$ 15 pela emissão do cartão consignado. Porém, não é permitida a cobrança de anuidade pelo recurso.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os aposentados e pensionistas que desejarem solicitar o empréstimo, já têm data para aguardar a aprovação. A Febraban prevê que os novos cartões de crédito estarão disponíveis para contrato com o INSS a partir de setembro de 2023.