De acordo com um levantamento feito pela plataforma de vendas OLX, é estimado que 28% dos seus usuários consideram a idéia de vender seus carros para não ter que pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) 2023, do qual os pagamentos da primeira parcela ou cota única segue até o fim deste mês.
Esta porcentagem é similar a registrada na edição do ano passado do estudo, também realizado em janeiro. Se destacam nesta questão as regiões Norte e Centro-Oeste, onde cerca de um a cada três usuários pensam em vender seus automóveis para evitar o pagamento do IPVA.
Também foi mostrado pelo levantamento que a Região Norte é onde está o maior percentual de pessoas que tem a intenção de pagar o imposto à vista, com 56%, número parecido ao do quadro geral. Já entre os entrevistados que pretendem parcelar o valor do tributo, 25% pretendem pagar em até cinco vezes.
Como funciona o pagamento do IPVA?
Todos os proprietários de veículos devem pagar obrigatoriamente o IPVA no início do ano. O imposto é de responsabilidade do Detran que estabelece seu calendário de pagamentos, os valores e como os contribuintes podem pagá-lo.
É possível pagar o tributo tanto em cota única (à vista) ou parcelado. Geralmente é oferecido descontos especiais para quem opta pelo pagamento à vista.
Os estados organizam um calendário de pagamento para o IPVA 2023, que geralmente é organizado pelo número final da placa do veículo.
É válido destacar que este é um dos impostos mais importantes e que deve ser pago até o momento do licenciamento do veículo. O contribuinte que não pagar dentro das datas determinadas pelo Detran ficam sujeitas à multas e juros.
O valor do IPVA é calculado pelo valor do veículo na tabela FIPE com a aplicação da alíquota do imposto. Sendo assim, para ter uma base de quanto irá pagar é só pesquisar o valor do seu veículo na Tabela FIPE e multiplicá-lo pela alíquota relativa ao seu modelo.