Saque-aniversário do FGTS pode ter rendimento de 3%. Saiba como investir

O saque-aniversário do FGTS já possui um novo calendário ativo em 2023. Os aniversariantes deste mês de janeiro podem retirar parte do saldo depositado na poupança trabalhista. O que muitos trabalhadores ainda não sabem é que podem fazer o dinheiro render.

Saque-aniversário do FGTS pode ter rendimento de 3%. Saiba como investir
Saque-aniversário do FGTS pode ter rendimento de 3%. Saiba como investir. (Imagem: FDR)

Algumas das vantagens vivenciadas por quem opta pelo saque-aniversário do FGTS é trocar a rentabilidade de 3% ao ano do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço por taxas mais atrativas na renda fixa. Um ponto positivo é que o trabalhador não enfrenta grandes riscos, além de usufruir da liquidez diária

Até o momento, mais de 17 milhões de trabalhadores aderiram ao saque-aniversário do FGTS. Por isso, quem não pretende resgatar parte do saldo com um propósito específico, como pagar dívidas ou auxiliar nas despesas, é importante saber que sobre a viabilidade de fazer investimentos com esse dinheiro.

Opções de investimento com o saque-aniversário do FGTS

O investidor pode facilmente encontrar investimentos na renda fixa que pagam 100% do CDI (indicador que rendeu mais que o triplo da poupança em 2022), que ainda podem contar com a vantagem da liquidez diária, característica ideal para uma reserva de emergência.

No caso dos títulos públicos, o Tesouro Selic é quem acompanha a variação da taxa básica de juros e permite resgate imediato. Nesse investimento presente no Tesouro Direto, a pessoa empresta dinheiro ao governo brasileiro.

Outro investimento que também oferece rendimento de 100% do CDI ou mais é o CDB (Certificado de Depósito Bancário). A diferença aqui é que o investidor empresta dinheiro para bancos e o recebe de volta com juros.

O que é preciso para receber o saque-aniversário?

O trabalhador deve cumprir as regras gerais do programa para fazer o resgate no mês de aniversário. Depois, é importante ter o conhecimento do saldo depositado em conta. É importante estar ciente de que, este modelo impede o trabalhador de realizar o saque rescisório do FGTS mesmo se ele for demitido sem justa causa

Isso porque, o prazo de vigência do saque-aniversário pelo FGTS é de dois anos, período no qual ele fica impossibilitado de efetivar uma nova troca no modelo de saque do FGTS.

Mas ainda assim, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador que optou pelo saque-aniversário continua tendo direito à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado no fundo.

Solicitação do saque-aniversário do FGTS

Quem tiver interesse em passar a se beneficiar do saque-aniversário do FGTS precisa:

  • Fazer o download do aplicativo do FGTS;
  • Fazer login com a conta vinculada à Caixa;
  • Selecionar a opção “Saque Aniveresário”.

Ao efetivar a escolha por este modelo de saque, é preciso permanecer vinculado a ele durante o período mínimo de 24 meses.

Calendário do saque-aniversário do FGTS

Abaixo, confira o calendário do saque-aniversário do FGTS 2023:

  • Janeiro: de 02 de janeiro a 31 de março de 2023;
  • Fevereiro: de 01 de janeiro a 29 de abril de 2023;
  • Março: de 01 de março a 31 de maio de 2023;
  • Abril: de 03 de abril a 30 de junho de 2023;
  • Maio: 01 de maio a 31 de julho de 2023;
  • Junho: de 01 de junho a 31 de agosto de 2023;
  • Julho: de 03 de julho a 29 de setembro de 2023;
  • Agosto: de 01 de agosto a 31 de outubro de 2023;
  • Setembro: de 01 setembro a 30 de novembro de 2023;
  • Outubro: de 02 de outubro a 29 de dezembro de 2023;
  • Novembro: de 01 de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024;
  • Dezembro: de 01 de dezembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.