FGTS: Entenda o destino do saque extraordinário em 2023

Com liberações que chegavam até mil reais, o saque extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi solicitado por cerca de 33 milhões de brasileiros. Tendo sido disponibilizado nos últimos três anos, o atual Governo ainda não se pronunciou sobre a permanência da modalidade em 2023.

FGTS sofre mudança em suas regras beneficiando 11 mil trabalhadores com este perfil
FGTS: Entenda o destino do saque extraordinário em 2023. (Imagem: FDR)

O saque extraordinário foi criado em 2020, no início da pandemia de Covid-19. A modalidade foi considerada uma medida emergencial para auxiliar os trabalhadores com direito a FGTS que estavam passando por dificuldades econômicas em meio à crise.

Com prazo para ser efetuado pelos beneficiários, o calendário do saque extraordinário do FGTS em 2022 foi do dia 20 de abril até 15 de dezembro. As retiradas eram liberadas gradativamente, seguindo o mês de nascimento dos trabalhadores.

Após a data-limite para o saque ser realizado, o dinheiro permanece na conta, mas fica bloqueado. Mais de 13 milhões de beneficiários que receberam a liberação do saque em 2022 não fizeram a retirada até o dia 15 de dezembro.

O saque extraordinário vai deixar de existir no governo Lula?

O novo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, já afirmou que estuda a possibilidade de excluir o saque-aniversário do FGTS. A modalidade, que também é recente, permite que o trabalhador faça uma retirada anual de até 50% do saldo da conta de garantia.

Ao optar pelo saque-aniversário, o beneficiário deixa de ter o direito de sacar o valor integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Marinho acredita que a grande adesão por essa modalidade contraria o intuito principal do Fundo de Garantia, que é conceder segurança financeira ao trabalhador que vive com baixa renda em um momento de instabilidade.

O ministro ainda não se pronunciou a respeito da continuidade do saque extraordinário em 2023, se também há risco da modalidade ser extinta.

Passo a passo para consultar o saldo no aplicativo do FGTS

  • Abra o aplicativo e selecione “Entrar”;
  • Selecione “Continuar” para iniciar a sessão usando o login do gov.br;
  • Informe seu CPF, responda a verificação e clique em “Próximo”;
  • Digite sua senha e selecione “Entrar” (ou “Recuperar senha”, caso não se lembre do código);
  • A plataforma dará a opção de cadastrar uma conta bancária. Caso não queira, selecione “Voltar” para ir para a tela inicial;
  • Na tela inicial, o último depósito feito na sua conta do Fundo estará indicado em um box cinza;
  • No topo da tela, é possível visualizar as informações financeiras do seu emprego atual ou da última empresa onde trabalhou. Selecione esse campo para ver mais detalhes;
  • Para salvar essa relação em seu celular, selecione “Gerar extrato PDF”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.