IPVA de SP pode ser pago com 3% de desconto até esta terça-feira

Termina nesta terça-feira (17) o prazo para os proprietários de veículos com final de placa 5 pagarem o IPVA à vista e receberem uma condição especial. A regra é válida para o estado de São Paulo, que oferece desconto de 3% aos contribuintes que quitarem o tributo em cota única.

Descontos do IPVA vencem nesta quarta-feira para quem mora em São Paulo
IPVA de SP pode ser pago com 3% de desconto até esta terça-feira. (Imagem: FDR)

Para saber o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, basta ir a uma rede bancária ou diretamente na Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.

Através do portal da Secretaria também é possível consultar o calendário com as datas de vencimento. Tanto os prazos para pagamento à vista como parcelado já estão disponíveis na plataforma para acesso da população.

As datas de vencimento foram definidas de acordo com o número final da placa dos veículos. Para quem deseja realizar o pagamento do IPVA à vista, o calendário de prazos vai até o dia 24 de janeiro. Os motoristas que optarem pelo parcelamento, podem dividir o valor do imposto em até cinco vezes.

O pagamento pode ser feito nas agências bancárias credenciadas mediante apresentação do número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam) ou pela internet, nas plataformas digitais da instituição bancária. Também é possível quitar o IPVA presencialmente nas Casas Lotéricas.

Atraso no pagamento do IPVA SP

Os contribuintes que não realizarem o pagamento do imposto ficam sujeitos a uma multa cumulativa de 0,33% ao dia, além de juros baseados na taxa Selic. Se o atraso passar de 60 dias, o percentual da multa se torna fixo e equivale a 20% do valor do IPVA.

Se mesmo depois desse tempo o cidadão permanecer inadimplente, o seu débito será inscrito na Dívida Ativa do estado. A partir daí, a cobrança do valor pode ser feita diretamente pela Procuradoria Geral do Estado.

A falta de pagamento do IPVA também pode impedir que o proprietário faça o licenciamento do veículo. Sem o licenciamento, um motorista corre grandes riscos de receber cobrança de multa de trânsito, comprometer sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pois será considerada infração grave, e até ter o veículo apreendido.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Emília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.