IPVA 2023: Imposto pode ser pago em até seis vezes no AP. Confira mais informações

Foi divulgado pela Secretaria Da Fazenda do Amapá, o calendário oficial de pagamentos do IPVA 2023. O órgão afirmou que para este exercício segue vigorando o desconto de 20% para quem optar pelo pagamento em cota única. Saiba mais.

Quem preferir, poderá pagar o IPVA em até seis parcelas, mas sem desconto. O pagamento da primeira parcela do imposto e também a cota única deve ser realizado até o dia 15 de março.

No estado, é cobrada uma 3% para automóveis e embarcações recreativas ou esportivas, incluindo motos aquáticas e aeronaves não destinadas à atividade comercial. Os ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalos mecânicos, motocicletas e similares pagam alíquota de 1,5%.

Calendário de pagamentos do IPVA 2023 Amapá 

Prazo máximo para licenciamento: 31/08

Como pagar o IPVA 2023 no Amapá 

É importante destacar que os boletos de cobrança não serão enviados pelos Correios. Sendo assim os proprietários deverão acessar o site da Secretaria da Fazenda do Amapá ou do Detran-AP para emiti-los. Também é possível agendar um atendimento nos boxes do Detran nas unidades do Superfácil.

O pagamento pode ser efetuado nos bancos e canais de atendimento da rede credenciada. É necessário informar o número do Renavam e da placa do veículo.

Como funciona o pagamento do IPVA?

Todos os proprietários de veículos devem pagar obrigatoriamente o IPVA no início do ano. O imposto é de responsabilidade do Detran que estabelece seu calendário de pagamentos, os valores e como os contribuintes podem pagá-lo.

É possível pagar o tributo tanto em cota única (à vista) ou parcelado. Geralmente é oferecido descontos especiais para quem opta pelo pagamento à vista.

Os estados organizam um calendário de pagamento para o IPVA 2023, que geralmente é organizado pelo número final da placa do veículo.

É válido destacar que este é um dos impostos mais importantes e que deve ser pago até o momento do licenciamento do veículo. O contribuinte que não pagar dentro das datas determinadas pelo Detran ficam sujeitas à multas e juros.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile