Retorno do Vale-Gás alegra população de baixa renda que deve se recadastrar

Quando foi criado, a lei original do vale-gás garantiu o pagamento de 50% da médica nacional do valor do botijão de gás de cozinha de 13 kg. Em agosto de 2022, porém, depois da liberação de uma verba emergencial o governo federal repassou 100% do preço da média do produto para as famílias beneficiadas. Para 2023 as expectativas são de que essa quantia maior permaneça.

Retorno do Vale-Gás alegra população de baixa renda que deve se recadastrar
Retorno do Vale-Gás alegra população de baixa renda que deve se recadastrar (Imagem: FDR)

O vale-gás é pago bimestralmente, como o último pagamento aconteceu em dezembro o próximo será feito em fevereiro de 2023. Devido ao interesse do governo de Luís Inácio Lula da Silva (PT) em abolir o Auxílio Brasil e recriar o Bolsa Família, o destino do vale-gás foi questionado pelos beneficiários. Embora o benefício tenha sido criado por Jair Bolsonaro (PL), ele permanecerá sendo pago.

A lei garante o pagamento de pelo menos 30 parcelas, o que equivalem a cinco anos de liberação do auxílio. A novidade para esse ano é que a quantia maior, que paga 100% do preço médio do botijão de gás de 13 kg, deve continuar valendo. Ela foi garantida junto com a prorrogação do Auxílio Brasil de R$ 600 publicada na Medida Provisória 1.155/2023 do dia 2 de janeiro desse ano.

Ao aprovar esse espaço fiscal e fazer a readequação da lei, a gente já abre um primeiro momento do mandato podendo dar a segurança de que, sim, vamos colocar os pobres não só no orçamento, mas também nas prioridades”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

Como conseguir o vale-gás em 2023?

Aqueles que estão interessados em receber o vale-gás nesse ano de 2023 precisam se cadastrar no CadÚnico. Como em qualquer outro benefício social, não basta estar nessa base de dados para receber, é preciso ainda cumprir com requisitos básicos e torcer para que haja espaço no orçamento.

Os requisitos de acesso ao auxílio gás são:

O pagamento do vale-gás é feito por meio do Caixa Tem, com depósito bimestral e seguindo o mesmo calendário do Auxílio Brasil / Bolsa Família.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile