Golpistas seguem atraindo vítimas com falsas vagas de emprego, mas, agora o foco é um grupo específico de profissionais. As ações visam o sequestro de dados e também o roubo de dinheiro e Criptomoedas.
Ano novo, golpe antigo? É o que parece, os golpes com uso de falsas vagas de emprego seguem sendo praticando no Brasil. Os golpistas agora têm se atraído pelos profissionais da área de tecnologia e agora são praticados de uma forma diferente.
Agora os golpistas fazendo o processo de contratação do profissional para trabalho em home office, nos primeiros dias as atividades parecem caminhar bem. No entanto, aos poucos as tarefas exigem que o profissional gaste dinheiro com a promessa de que será reembolsado, é aí que o golpe começa.
O dinheiro nunca volta para a conta do profissional, nem ele recebe pelos seus serviços. Essa prática da falsa vaga de emprego ganhou o nome de “hiracking”, uma mistura de “hire”, de contratar, com “hacking”, nos EUA.
Golpe da falsa vaga de emprego
Com a popularização das Criptomoedas os golpistas passaram também a desejar essa moeda virtual, o consultor da área de tecnologia Yashaswi Singh, de Nova Déli, na Índia, quase foi vítima dessa ação criminosa.
O consultou recebeu uma proposta, passou pelas etapas de seleção, recebeu um comprovante de compra dos equipamentos que precisaria para o trabalho. No fim, os golpistas pediram que ele “comprovasse” o conhecimento com o mundo das Criptomoedas fazendo uma transação.
O valor não era alto, cerca de US$ 100 (aproximadamente R$ 522), no entanto, o profissional suspeitou do golpe e parou de responder aos supostos chefes.
“Se não fosse um golpe, eles teriam enviado pelo menos mais um e-mail para saber o que houve”, afirma ele.
Como se proteger dos golpes virtuais?
- Pegue referências, isso mesmo, como candidato é interessante que você pesquise sobre a empresa, principalmente em oportunidades remotas.
- Fique atento à ortografia, sim, pode parecer estranho, mas, alguns golpistas deixam passar erros grotescos por falta de atenção ou por não saber mesmo.
- Observe o endereço de e-mail, se o e-mail for pessoa, suspeite. Vale até pesquisar na página da empresa como são cadastrados os e-mails corporativos.
- Não faça instalações em seu computador, isso faz parte do golpe de sequestro de dados, mesmo que supostamente isso seja parte do processo seletivo.
- Não realize transações financeiras, mesmo que sejam de baixo valor.
Para mais informações sobre vestibular, concurso, vagas de emprego e cursos gratuitos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.