O saque-aniversário pelo FGTS vai acabar? Entenda o pronunciamento do governo

O saque-aniversário pelo FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) que foi criado em 2019, a fim de liberar parte do saldo das contas dos trabalhadores, pode chegar ao fim. Tudo porque, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), afirmou que vai sugerir ao presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) que esse programa chegue ao fim. De acordo com a Pasta, o objetivo seria “proteger a poupança dos trabalhadores”.

O saque-aniversário pelo FGTS vai acabar? Entenda o pronunciamento do governo
O saque-aniversário pelo FGTS vai acabar? Entenda o pronunciamento do governo (Imagem: FDR)

É por meio do saque-aniversário pelo FGTS que os trabalhadores conseguem receber uma vez por ano, sempre no mês do seu nascimento, de 5% a 50% do saldo que possuem disponível no seu fundo de garantia. Essa medida é oposta ao saque rescisão, em que o trabalhador recebe tudo o que foi acumulado no fundo, mas precisa ser demitido sem justa causa para ter acesso ao valor.

O saque-aniversário é benéfico para quem tem um emprego sólido, poucas chances de ser dispensado, e possuí um saldo atraente na conta do fundo de garantia. Ao invés de esperar o fim do seu contrato de trabalho para receber o que foi acumulado na “poupança”, ganha acesso a pequenas parcelas dessa quantia todos os anos.

A criação e lançamento dessa modalidade de saque teve como objetivo estimular a economia, sendo opcional o trabalhador precisa abrir mão do saque rescisão para ter acesso ao aniversário. E até dezembro de 2022, segundo a Caixa Econômica, pelo menos 28,6 milhões de trabalhadores já haviam aderido ao saque-aniversário do FGTS.

Saque-aniversário do FGTS vai acabar?

A proposta do ministro do Trabalho é reconsiderar o funcionamento do saque-aniversário do FGTS, levantando a possibilidade de cancelar o oferecimento dessa modalidade. Por hora, não é razão de euforia, porque a sugestão ainda deve passar pelo Conselho do FGTS, e por análise do presidente Lula.

Isso significa que o saque-aniversário do FGTS não deixará de funcionar nos próximos dias, mas deve haver um estudo indicando os prós e contras dessa modalidade. No final, o poder público junto com o Conselho, e sindicatos trabalhistas, decidirão se é vantajoso para o trabalhador receber parte do fundo todos os anos.

Como medida para preservar a poupança do trabalhador e garantir a real finalidade do FGTS, o ministro Luiz Marinho vai propor ao presidente Lula que seja proibido o saque dos recursos do fundo na data de aniversário”, afirma nota do ministério.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com