Perdeu o prazo para solicitar o abono do PIS/PASEP? Ainda é possível solicitá-lo desta maneira

Terminou no último dia 29 de dezembro de 2022, o prazo para receber o abono PIS/PASEP de ano base 2020. O benefício começou a ser pago em fevereiro do último ano, e em um calendário curto finalizou os depósitos no mês seguinte, março. O público pôde receber a quantia até o fim do ano, mas aqueles que perderam o prazo e não resgataram o seu benefício, precisam lidar com a burocracia.

Perdeu o prazo para solicitar o abono do PIS/PASEP? Ainda é possível solicitá-lo desta maneira
Perdeu o prazo para solicitar o abono do PIS/PASEP? Ainda é possível solicitá-lo desta maneira (Imagem: FDR)

O longo prazo disponibilizado para saque do abono PIS/PASEP visa dar ao trabalhador tempo para reconhecer se recebe o benefício, e fazer a retirada. A Caixa Econômica cuida do PIS que é pago aos trabalhadores da iniciativa privada. Enquanto o Banco do Brasil paga o PASEP para servidores públicos, sendo que nos dois casos é preciso cumprir os mesmos critérios de acesso ao valor.

Quem, por alguma situação, não conseguiu receber o abono salarial dentro do período que foi estabelecido pela Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), ganha a chance de fazer o resgate em outro momento. É a lei do programa que garante o recebimento da quantia por até cinco anos.

Isso significa que além do abono PIS/PASEP de 2022, quem não retirou a quantia paga desde 2018 ainda pode recebê-la. Para tanto, será necessário fazer alguns procedimentos burocráticos que envolvem o pedido de liberação do dinheiro.

Quem tem direito ao abono PIS/PASEP de 2022?

No ano de 2022 o abono PIS/PASEP foi pago para todos aqueles que cumpriram com os requisitos de acesso em 2020. Isso significa que o ano base a ser considerado é 2020, tendo sido selecionados aqueles que:

  • Trabalharam por no mínimo 30 dias com carteira assinada em 2020;
  • Ganharam no máximo dois salários mínimos por mês em 2020;
  • Trabalham com carteira assinada por no mínimo 5 anos;
  • Foram inclusos na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) da empresa.

Para conferir se está dentro desse grupo, basta acessar o App Carteira de Trabalho Digital. 

Como resgatar o abono PIS/PASEP

Cabe a Superintendência Regional do Trabalho de cada estado analisar o pedido de resgate do abono PIS/PASEP. Existem duas formas de fazer a solicitação.

  • Pedido presencial em uma unidade de atendimento do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego);
  • Online, enviando um e-mail para o endereço: trabalho.UF@economia.gov.br, trocando UF pela sigla do estado.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com