Youtube compra direitos de transmissão do futebol americano por valor surpreendente

No último dia 22, a National Football League afirmou que entrou em um acordo plurianual que concede o pacote NFL Sunday Ticket de jogos para o YouTube TV. De acordo com fontes que foram ouvidas pelo  “The Wall Street Journal”, o YouTube, unidade do braço Google da Alphabet, irá pagar para a NFL um montante de cerca de US$ 2 bilhões por ano ao longo de sete anos. Nem o YouTube e nem a NFL não quiseram falar sobre o assunto.

O Sunday Ticket, modelo de “pay-per-view” de transmissão sem restrição regional, existe desde 1994 e foi licenciado para o serviço de TV por satélite DirectTV, no entanto, este acordo termina no final desta temporada. 

Mesmo que a DirectTV não revele os detalhes (70% da companhia é de propriedade da AT&T e 30% da empresa de private equity TPG), diversos relatórios falam que atualmente existem cerca de 1,5 milhão a 2 milhões de assinantes, cada um pagando em torno de US$300 por temporada. A DirecTV está pagando para a  NFL por volta de US$ 1,5 bilhão por ano pelos direitos do serviço.

A taxa de US$ 2 bilhões por ano que a unidade da Alphabet pagaria à NFL é inferior ao valor de US$ 2,5 bilhões revelado por diversos veículos no começo dessa semana.

De acordo com o jornal americano, a NFL deseja licenciar os direitos comerciais do Sunday Ticket para bares e restaurantes por um valor de US$ 200 milhões adicionais. O atual acordo com a DirecTV inclui direitos residenciais e comerciais.

O Sunday Ticket passará a ser ofertado na próxima temporada como um pacote complementar ao serviço de TV por assinatura digital do YouTube e como um serviço independente através do YouTube Primetime Channels, um mercado que se complementa com demais lojas de canais da Amazon e Roku, e outros.

No pacote seguem incluídas todas as transmissões da temporada regular de domingo fora dos pacotes da FOX e CBS.

Ainda não foram revelados pelo Youtube e pela NFL os planos e os preços para usar o serviço. O valor do YouTube TV é de US$ 64,99 por mês, sem complementos de serviços premium. Foi estimado pelo “Wall Street Journal” que a DirecTV estava perdendo cerca de US$ 500 milhões com o Sunday Ticket.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.