Em um dos seus últimos pronunciamentos antes de assumir a presidência, Lula reafirmou o compromisso com a geração de emprego e renda. Presidente participou de evento para anunciar 16 nomes que ocuparão ministérios durante sua gestão.
A partir do próximo domingo, 1º, o país terá um novo presidente, Lula volta à presidência 12 anos após seu último mandato. O presidente assumirá o posto mais alto do Brasil com diversos desafios, um deles é a geração de emprego e renda, pauta que deve ser central em sua gestão.
“Vamos começar trabalhando, temos mais de 13 mil obras paralisadas. Precisamos gerar emprego, pagar salário e distribuir renda, esse povo tem de ter o direito de sofrer menos” afirmou Lula na última quinta-feira durante o anúncio de novos ministros.
Para ocupar o posto de Ministro do Trabalho, Lula escolheu Luiz Marinho, que já ocupou o posto de ministro do Trabalho e Previdência, foi prefeito de São Bernardo do Campo e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Propostas de Lula para a geração de emprego e renda
Confira abaixo as propostas apresentadas pelo candidato eleito para a geração de emprego e renda durante a campanha eleitoral:
1. Investimento em obras e no Minha Casa Minha Vida
Nas palavras do PT, “o governo pode ser, sim, um gerador de empregos”. A ideia é pegar parte do orçamento para retomar grandes obras de infraestrutura (estradas, pontes, ferrovias etc.) e trazer de volta o Minha Casa Minha Vida.
Ações como essa devem gerar milhões de vagas de emprego.
2. Apoio aos pequenos e microempresários
Criação do Programa Empreende Brasil e de linhas de crédito específicas para quem deseja abrir seu próprio negócio.
3. Valorização do salário mínimo
Retomada do reajuste do salário mínimo acima da inflação, como ele e Dilma fizeram todos os anos em que governaram o Brasil. A ação deve atender também os beneficiários de aposentadoria do INSS.
4. Aposta em novas áreas da indústria
O setor de tecnologia deve ser bastante favorecido na gestão de Lula. O presidente tem a proposta de produzir e exportar bens industriais, isso deve aumentar a renda interna e gerar oportunidades de trabalho.
5. Fortalecimento do setor cultural e da economia criativa
Criação do Ministério da Cultura e instalação de comitês em cada capital brasileira. Vagas de emprego devem ser criadas e artistas beneficiados com essa proposta.
6. Cuidado com o emprego no campo
Retomada da reforma agrária com foco nos pequenos agricultores; garantindo terra e apoio financeiro a eles, o que deve ser estendido às cooperativas agrícolas.
7. Garantia de direitos
Criação de uma nova legislação trabalhista através do diálogo com sindicatos e empresários.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.