Motoristas cujo veículo foi emplacado no estado de São Paulo já podem começar a se preparar para liquidar a taxa de licenciamento de 2023. O calendário anual com o vencimento das licenças foi publicado no último dia 29 de dezembro, pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Além dessa informação, foi repassada a alta de 7% na cobrança da taxa de licenciamento.
É obrigatório pagar a taxa de licenciamento todos os anos, somente assim a emissão do CRLV (Centro de Registro de Licenciamento do Veículo) é autorizada com o ano vigente. Quem transita com o automóvel mesmo estendo com o licenciamento atrasado, pode ser multado como infração gravíssima, chegando a pagar R$ 293,47.
Por isso, os proprietários dos veículos automotores devem emitir a guia de licenciamento e pagá-la dentro do prazo. O processo é válido para todos aqueles que têm um automóvel em seu nome, seja carro de passeio, moto, caminhão ou utilitários. Devendo fazer o pagamento do imposto para conseguir a licença e renovação da CRLV.
Em 2023, a taxa de licenciamento começa a ser cobrada em março, mas quem quiser pode regularizar seu veículo desde janeiro. Esse calendário é o mais importante no momento da fiscalização, porque mesmo que o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) não tenha sido pago, a circulação com o veículo está liberada. A multa é aplicada após vencer o prazo de licença.
Valor da taxa de licenciamento em SP
Além da taxa de licenciamento que se refere a renovação do documento de CLRV, outros pagamentos devem ser feitos para conseguir licenciar o veículo. É que não é permitido pagar apenas a taxa e deixar o IPVA em aberto. Quer dizer, é necessário não ter nenhuma dívida pendente para conseguir a renovação.
São inclusos:
- Taxa de licenciamento: R$ 155,23;
- IPVA – caso ainda não tenha sido pago;
- Multas e débitos pendentes.
A guia de pagamento pode ser emitida no site do Detran.
Calendário licenciamento SP 2023
Depois do prazo de vencimento no calendário do licenciamento, nenhum veículo pode transitar sem que tenha sido licenciado. Por isso é preciso ter muita atenção para as datas.
Veículos automotores, reboques e semirreboques
- Placas com finais 1 e 2: prazo até 31 de julho;
- Placas com finais 3 e 4: prazo até 31 de agosto;
- Placas com finais 5 e 6: prazo até 29 de setembro;
- Placas com finais 7 e 8: prazo até 31 de outubro;
- Placas com final 9: prazo até 30 de novembro;
- Placas com final 0: prazo até 29 de dezembro.
Caminhões
- Placas com finais 1 e 2: prazo até 29 de setembro;
- Placas com finais 3, 4 e 5: prazo até 31 de outubro;
- Placas com final 6, 7 e 8: prazo até 30 de novembro;
- Placas com final 9 e 0: prazo até 29 de dezembro.