Caixa já tem favorita para assumir presidência. Saiba mais sobre ela

Ainda esta semana, devem ser anunciados pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, os nomes para comandar a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. É esperado que os cargos sejam ocupados por mulheres.

Maria Fernanda Ramos Coelho, ex-presidente da Caixa, era um dos nomes mais cotados para assumir novamente o cargo mais alto da instituição. Ela entregou ao presidente eleito um documento que continha diversas propostas, criadas por comitê de funcionários do banco, para mudanças a serem implementadas. Maria Fernanda ficou na presidência  do banco no segundo mandato de Lula até o início do governo Dilma, em 2011.

Mas, na tarde de ontem, 28, o próximo ministro da Secretaria da Presidência Marcio Macedo anunciou em seu perfil no Twitter que ela  será secretária-executiva da pasta.

Também foi ventilado no banco para assumir o cargo o nome da vice-presidente de negócios de varejo, Thays Cintra Vieira, que atua na Caixa há 20 anos. O cargo também é disputado por  Rita Serrano, que integra o Conselho de Administração do banco.

Já no caso do Banco do Brasil, uma das favoritas para assumir a presidência do banco é a senadora Kátia Abreu, segundo o jornal O Globo. Seu nome já circulava dentro do BB para assumir a vice-presidência de Agronegócios, área em que ela tem proximidade, informou uma fonte ao Valor.

De acordo com relatos, o que pesou contra o nome da senadora, foi o fato de ela pertencer ao Progressistas, inicialmente o partido de Jair Bolsonaro Bolsonaro e que, depois, integrou sua base de apoio.

Ainda estão sendo ventilados nos bastidores os nomes de Ana Paula Teixeira Souza, atual vice-presidente de controles internos e gestão de risco, única mulher na cúpula do Banco do Brasil, da diretora jurídica, Lucinéia Possar, e da presidente da BrasilPrev, Ângela Beatriz de Assis. 

Sua disputa ganhou recentemente mais um nome, o de  Paula Goto, diretora de Planejamento da Previ, de acordo com o valor.

No arranjo avaliado pelo presidente Lula na definição dos ministérios, os dois bancos seguem ligados ao Ministério da Fazenda.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.