Final de ano: Qual o horário de funcionamento da bolsa de valores e dos bancos?

Neste período de fim de ano, o horário de funcionamento dos bancos e da Bolsa de Valores é alterado. Se você precisa dos serviços oferecidos se atente ao funcionamento para poder se programar. Confira como será os próximos dias para os bancos e para a B3.

Funcionamento dos bancos e da B3 no ano novo

Tanto os bancos quanto a Bolsa de Valores funcionam normalmente até esta quinta, 29. Na sexta, 30, não haverá pregão na B3 e nem atendimento nos bancos.

As atividades serão retomadas normalmente na próxima segunda, 2 de janeiro.

De acordo com a Febraban, a população pode contar com os meios de atendimento eletrônico como aplicativos e internet banking, caixas eletrônicos e correspondentes para efetuar transações financeiras.

Pagamento de contas e boletos 

As contas de consumo (água, energia, telefone, entre outras) e carnês com data de vencimento no feriado vão poder ser pagas, sem multa, no próximo dia útil.

“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, mas caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, disse o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Também é possível agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) através dos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos através  do DDA (Débito Direto Autorizado).

Sábados, domingos e feriados nacionais não são considerados dias úteis para os negócios bancários e as agências bancárias fecham em feriados oficiais (municipais, estaduais ou federais).

Então se você precisa destes serviços se programe para conseguir ser atendido sem problemas nestes últimos dias do ano. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.