INSS confirma aumento das aposentadorias em 2023. Confira os valores

Por causa do reajuste do salário mínimo em 2023, as aposentadorias e pensões do INSS vão aumentar no próximo ano. Além dos valores atualizados, o novo calendário com as datas de pagamentos também já foi divulgado.

Posso contribuir de forma retroativa pelo INSS? Veja como RECUPERAR o tempo perdido para sua aposentadoria
INSS confirma aumento das aposentadorias em 2023. Confira os valores. (Imagem: FDR)

O novo valor do salário mínimo havia sido sancionado pelo atual presidente Jair Bolsonaro, mas recebeu mais uma alteração no dia 21 de dezembro. A PEC da Transição, aprovada pelo Congresso Nacional, estabeleceu o piso de 2023 no valor de R$ 1.320, 18 reais mais alto que o valor determinado por Bolsonaro no início do mês.

Como o INSS usa o salário mínimo como base para determinar os valores dos benefícios, o reajuste também afeta os aposentados e pensionistas do órgão previdenciário. Os seguros atualizados já começam a ser pagos no mês de janeiro.

Porém, os depósitos que serão feitos nos primeiros dias de janeiro mas que são referentes a dezembro de 2022 ainda serão dos valores anteriores. O calendário de 2023 só se inicia no dia 25 de janeiro, e só a partir desta data a autarquia passa a depositar o valor atualizado.

CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS DO INSS JANEIRO E FEVEIREIRO 2023: NOVO VALOR DAS APOSENTADORIAS E PENSÕES

Quando o INSS começa a pagar os novos valores das aposentadorias e pensões?

Tanto as pessoas que recebem menos que um salário mínimo do INSS quanto as que ganham mais terão aumento nos seus benefícios. Como esses dois grupos dividem as datas do calendário de pagamento, alguns segurados podem perceber uma mudança também no período do mês em que recebem o depósito.

Calendário de pagamento de janeiro de 2023 para quem recebe até um salário mínimo do INSS

Calendário de pagamento de janeiro de 2023 para quem recebe mais que um salário mínimo do INSS

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile