Beneficiários do INSS sofrerão alteração na ordem dos seus pagamentos a partir de 2023

O ano de 2022 ainda não acabou, mas o INSS já divulgou o seu calendário de pagamentos de 2023. Os aposentados e pensionistas do órgão beneficiário devem ficar atentos às mudanças nas datas estabelecidas.

Aposentadoria por invalidez: saiba como funciona e quem tem direito
Beneficiários do INSS sofrerão alteração na ordem dos seus pagamentos a partir de 2023. (Imagem: FDR)

Diferente do que aconteceu este ano, o pagamento do 13º salário do INSS em 2023 voltará a ser feito no período natalino. Em 2022, o abono do final de ano foi depositado de forma antecipada entre os meses de abril e maio.

O adiantamento foi uma decisão do INSS com o Governo Federal. Constatando que milhões de segurados do órgão continuavam passando por dificuldades financeiras por causa da crise e da inflação, as autoridades anteciparam o pagamento do décimo terceiro.

Assim como era feito antes da pandemia, o 13º salário vai voltar a ser pago na época das festividades natalinas, durante os dois últimos meses do ano. O INSS realiza o pagamento do abono em uma cota única, e não em duas parcelas, como fazem as empresas privadas e órgãos públicos em relação a seus funcionários.

Calendário de pagamentos do INSS para 2023

(Imagem: Previdência Social)

INSS pagou 13º salário em novembro de 2022 a grupo especial

Apesar da maioria dos aposentados e pensionistas ter recebido o décimo terceiro adiantado no primeiro semestre, alguns segurados não ganharam esse mesmo abono. Aqueles que se tornaram beneficiários do INSS a partir de maio de 2022 não entraram no grupo que recebeu o 13º salário antecipado.

Mesmo que sejam segurados recentes, que entraram esse ano, esse grupo tem direito ao abono salarial. Todos aqueles que se tornaram aposentados ou pensionistas a partir de maio receberam o depósito do 13º salário junto com o pagamento referente ao mês de novembro.

Além de terem sido pagos em uma data diferente, os novos segurados também receberam um abono que foi determinado por outro cálculo. Para essas pessoas, o valor do décimo terceiro é proporcional à quantidade de meses que já passaram como beneficiários do INSS.

Ou seja, se uma pessoa começou a receber a sua aposentadoria em julho de 2022, o seu 13º salário foi calculado levando em conta os seis meses que ela teve como beneficiária no ano e o valor do seu seguro. Preencha a calculadora de décimo terceiro do FDR com esses dados para saber o valor exato do seu abono.

Emília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.